Área comercial e vendas: como se relacionam?

Justamente porque a área comercial e vendas se relacionam, é comum que vendedores tenham interesse em saber mais sobre a área comercial e a relação que ela tem com o seu trabalho. Esse interesse pode ser positivo e ajudar a aprimorar a atuação do profissional, uma vez que traz conhecimentos de base para a sua prática.

Saber mais sobre área comercial e vendas também ajuda a esclarecer o que compete a cada um desses setores. Essa consciência pode servir para várias finalidades, desde direcionamentos de carreiras até a identificação de “desvios” na função. Pensando nisso, a seguir vamos esclarecer sobre a relação entre essas áreas. Confira!

Entenda melhor área comercial

A área comercial tem uma atuação fundamental para as vendas, pois é ela que desenvolve o planejamento tático e estratégico para essa finalidade. Por isso, trata-se de um setor que também investe muito em pesquisa e estudos, por exemplo, sobre o mercado, para que suas recomendações tenham maior efetividade.

Por trabalhar com estratégias que impactam diretamente nos resultados da empresa, a área comercial é um departamento mais próximo da gestão em nível de diálogo. Diante disso, muitas vezes pode-se ter a impressão de que é uma área “mais importante” do que a de vendas. Mas não é! Cada área tem sua importância. O que torna essa proximidade maior está no nível da necessidade, das particularidades do setor.

Entenda a área de vendas

Se por um lado a área comercial está mais próxima da gestão, a área de vendas está mais próxima do cliente. Isso faz com que ela seja extremamente importante para a empresa, pois são os atuantes desse setor que colocam em prática e concretizam o que foi idealizado na área comercial.

Podemos dizer que na área de vendas é que as coisas acontecem. Trata-se de um departamento operacional, o que não quer dizer que estudo, pesquisa e estratégia não façam parte de sua rotina. Para conseguir colocar em prática os planos e estratégias vindos da área comercial, os vendedores e afins precisarão se aprofundar em técnicas e atitudes que viabilizem os resultados esperados.

Relação entre área comercial e vendas

Embora seja possível explicar a diferença entre essas áreas, o fato é que na prática elas podem se confundir. Isso porque a diferenciação entre o que é estratégico, técnico ou operacional na prestação de serviços é muito mais fácil na teoria do que na prática.

Além disso, é importante que profissionais da área comercial e vendas mantenham o diálogo constante e façam trocas periódicas para que um setor ajude o outro a melhorar. Por exemplo, um vendedor, que está todos os dias lidando com os clientes, pode oferecer informações e sugestões valiosas em nível de estratégia.

Com essas sinalizações, a área comercial poderá trabalhar em cima de outras informações vitais para o negócio, como o mercado, concorrência e afins, e adaptar as sugestões do vendedor para o desenvolvimento de uma estratégia mais complexa. Depois disso, a nova estratégia retorna para a área de vendas e é possível verificar se ela está funcionando.

Esse é apenas um exemplo de como área comercial e vendas podem e devem se relacionar. Até por isso, para que cada um consiga oferecer uma contribuição valiosa, é importante saber o que é atribuição de cada uma. Ficou claro para você a diferença e relação entre essas áreas? Deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *