Por que eu deveria fazer um curso de vendas?

Porque fazer curso de vendas

É comum entre os vendedores que as suas carreiras comecem na prática e assim se desenvolvam, isto é: toda a formação fica condicionada aos locais onde trabalham. Como essa é uma profissão muito comum e ampla, que sempre apresenta alta demanda de profissionais, há quem acredite que isso basta.

Contudo, não existe de fato uma desvalorização do vendedor, mas de profissionais não qualificados, como em qualquer outra profissão. Isto é, se um vendedor buscar se qualificar e se especializar em vendas, seus horizontes poderão se ampliar. Com isso em mente, entenda a seguir alguns motivos pelos quais você, vendedor, deveria fazer um curso de vendas.

Ampliação da rede de contatos

Vamos começar com um exemplo: se você precisar de um mecânico, vai preferir escolher um desconhecido ou um profissional indicado por alguém da sua confiança? Alguém indicado, correto? Assim também é com a carreira profissional.

Então, se você tiver mais contatos, ficará mais informado sobre as oportunidades e poderá ter recomendações de outros profissionais. Em um curso de vendas você irá ampliar e qualificar seu network, pois encontrará outras pessoas engajadas em suas carreiras.

Mobilidade profissional facilitada

O erro de muitos vendedores é achar que experiência de trabalho é o suficiente. Mas, embora isso seja importante, na prática você aprende apenas o jeito de vender daquele lugar específico onde trabalhou. Só que existem outros modos de vender, outras propostas, outros contextos.

Sendo assim, não apenas pela ampliação do seu network, você poderá se mover pelo mercado com mais facilidade ao fazer um curso de vendas. Você irá expandir seu repertório técnico e metodológico na área, além de que uma certificação formal aumenta suas possibilidades de promoção.

Potencial de ganhos financeiros

Como falamos, se você tem qualificação, pode almejar cargos maiores, logo, maiores salários. Contudo, essa não é a única possibilidade de aumentar o ganho financeiro a partir de um trabalho com vendas. Muitos desses cursos contribuem também para que você desenvolva o seu potencial de empreender. Se você já tiver essa tendência, uma formação poderá te dar as ferramentas para começar a caminhar com as próprias pernas.

Maior motivação para o trabalho

Vamos supor que você não queira mudar de emprego, é feliz onde está e também não tem ambições de ser promovido. Nem por isso você está livre de precisar de uma qualificação. Profissionais desatualizados e desmotivados são os primeiros a serem dispensados quando a empresa precisa fazer cortes.

Ao investir na sua carreira, você terá a chance de se tornar indispensável, pois, além de se sentir mais motivado para a rotina de vendas, apresentará uma performance mais qualificada. Então, é bem provável que seu trabalho irá se destacar.

Quais cursos de vendas você pode fazer?

Existe mais de um tipo de curso de vendas que você pode fazer. É possível investir em uma graduação ou especialização, como um curso de administração ou marketing caso você tenha maiores ambições. Para os que tem mais pressa, um curso tecnólogo também é uma alternativa e tem valoração muito semelhante a uma graduação. Mas também existem as capacitações, workshops e outros cursos pontuais de muito valor para a carreira. Tudo depende de onde você quer chegar.

Agora que você sabe a diferença que um curso de vendas pode fazer para a sua carreira, conte para nós: qual curso você faria? Por que? Compartilhe sua opinião e experiências com outros leitores nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *