As empresas de vendas diretas têm se tornado mais populares nos últimos anos. Elas têm se apresentado como uma oportunidade interessante para pessoas com
boas habilidades de vendas e espírito empreendedor. Contudo, a atuação com esse tipo de empresa é diferente, por exemplo, de trabalhar com vendas no varejo.
Você sabe o que elas são? Entende como funcionam? Será que essa alternativa pode ser interessante para você? A seguir vamos falar mais sobre o assunto! Confira!
O que são as vendas diretas?
Antes de saber o que são as empresas de vendas diretas, é interessante entender o que a própria venda direta é. Esse tipo de venda trata-se de uma parceria entre o vendedor e uma empresa, para que ele venda os produtos dela a partir de sua própria iniciativa.
Isto é, a venda é realizada de maneira autônoma, sem vínculo empregatício ou “roteiro” que determine todas as ações do vendedor. É ele quem definirá a estratégia para chegar aos clientes e oferecer o produto comercializado pela marca.
É claro que os modos de funcionamento dessa atividade variam de acordo com a empresa com a qual se negocia. Mas, de modo geral, trata-se de um trabalho mais flexível do que o
trabalho como vendedor em um estabelecimento específico.
Como funciona o trabalho com empresas de vendas diretas?
As empresas de vendas diretas se dividem, basicamente, em dois tipos. Um é o mononível, no qual o vendedor recebe apenas comissão pelos produtos vendidos. O outro é o multinível, no qual o vendedor, além de receber pelas vendas realizadas, pode receber valores por outros vendedores indicados e pelas vendas deles.
Para além disso, o vendedor tem o compromisso de realizar a negociação e pagamento da empresa, que pode ser anterior ou posterior à venda dos produtos. Nesse tipo de trabalho, mais do que vendedor, ele também é o administrador das próprias vendas.
Portanto, precisará lidar com organização, finanças, cronogramas, reuniões, com a própria qualificação, desenvolvimento de estratégias, dentre outras questões. As diferentes empresas de vendas diretas também oferecem diversos modos de reconhecimento pelo desempenho do vendedor.
Conheça algumas empresas de vendas diretas
É possível que algumas marcas tenham vindo a sua mente na leitura desse texto. Afinal, muitas vezes convivemos ou consumimos produtos de empresas de vendas diretas. De qualquer maneira, se você está interessado no assunto, é interessante conhece algumas delas.
Atualmente, estão dentre as maiores desse gênero, por ordem de faturamento:
— Amway;
— Avon;
— Herbalife;
— Vonwerk;
— Mary Kay;
— Infinitus;
— Perfect;
— Quanjian;
— Natura;
— Tupperware.
Trabalhar com empresas de vendas diretas tem se apresentado como uma oportunidade promissora para pessoas com perfil empreendedor ou mesmo para complementar a renda. Quem já tem experiência como vendedor poderá encontrar sucesso com essa escolha.
Contudo, é preciso procurar conhecer a marca e gostar dela. Trata-se de um tipo de venda com o qual se tem uma relação muito mais aproximada com o produto, a marca e o
cliente. Sendo assim, para obter sucesso, o vendedor precisa ser o primeiro cliente da empresa.
O que você pensa sobre esse tipo de trabalho como vendedor? Deixe um comentário com sua opinião!