Comercial e Vendas: entenda a diferença entre as áreas!

Área comercial e vendas são confundidas até mesmo por gestores de empresas. Contudo, é importante que o vendedor interessado em avançar na carreira entenda a diferença entre esses setores. Isso porque cada um será responsável por atividades específicas, embora atuem de maneira integrada.

Qualquer um que busque cursos, especializações ou mesmo o aprendizado por própria conta visando diversificar as possibilidades profissionais, deve compreender a diferença entre comercial e vendas para investir certo naquilo com o qual melhor se identifica ou, ao menos, saber quando é o momento de pender para uma dessas áreas.

A seguir vamos esclarecer o que diferencia cada uma delas!

Área comercial

A principal diferença entre área comercial e vendas é que a primeira é mais voltada para as ações estratégicas e de planejamento. O setor comercial está vinculado particularmente ao marketing, e define questões como precificação, linguagem de comunicação com o mercado e sistematização das rotinas.

A logística também consta do setor comercial, lidando com o controle de estoque e infraestrutura de base para as vendas. Em resumo, podemos ver a área comercial como um alicerce para sustentar as atividades do setor de vendas.

Área de Vendas

O setor de vendas tem uma dinâmica muito mais prática e imediata que a área comercial. Sua função é concretizar tudo o que foi planejado, colocar as estratégias em práticas e confirmar sua efetividade a partir de resultados palpáveis.

Um dos grandes diferencias das vendas em relação ao comercial é o contato direto com os clientes finais. A habilidade social imediata, mais ligada à emoção do que ao intelecto, é fundamental nessa área, enquanto no setor comercial nem tanto.

Comercial e Vendas são áreas inseparáveis!

Apesar de diferentes, é importante entender que área comercial e vendas não atuam independentemente. Uma depende da outra para que uma empresa tenha sucesso. Então, profissionais dos dois setores precisam conhecer minimamente o que diz respeito ao outro.

Muitos vendedores pensam que direcionar sua carreira para a área comercial significa, necessariamente uma promoção, mas isso não é verdade. Comercial e vendas são interdependentes, não existe superioridade de uma área em relação à outra.

Nos dois setores serão encontradas variadas hierarquias de cargos. Portanto, é necessário entender, dentro da empresa, quais são os cargos pertinentes a cada setor. Quem está buscando por avançar na carreira, deve focar mais no quanto seu perfil lida melhor com um ou outro setor.

Por exemplo, quem gosta de trabalhar mais com o público, com “a hora da verdade” na negociação dos produtos e serviços da empresa, provavelmente irá lidar melhor com a área de vendas. Com certeza toda empresa tem diferentes possibilidades para isso e não apenas um tipo de cargo de vendedor.

Portanto, quem tem esse perfil não precisa mudar para o setor comercial, onde acabará frustrado por não haver a mesma dinâmica de contato com o consumidor, mas um trabalho mais voltado para o pensamento, criatividade e produção de conteúdo, estratégias, diretrizes, etc.

Ficou claro a diferença entre área comercial e vendas? Com qual você se identifica mais? A empresa onde você trabalha tem uma divisão clara entre esses setores? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *