Fidelizar clientes é tão importante para o vendedor quanto para a empresa na qual ele trabalha. Ações nesse sentido sempre vão facilitar as vendas, pois
manter um cliente fiel exige menos investimento de tempo do que conquistar novos clientes e tem resultados mais garantidos: afinal, se ele volta, é para comprar, pois já conhece o produto e confia na empresa. Mas, como fazer isso?
1. Demonstre interesse e cuidado com o cliente
Escutar o consumidor com atenção e responder às suas necessidades assertivamente é um fator fundamental para fidelizar clientes. Não basta ser educado ou carismático, você precisa também mostrar que se interessa por ele, entende o que ele está falando e tem a melhor solução para oferecer.
2. Mantenha a qualidade do atendimento do início ao fim do processo
Talvez você não seja responsável por toda a
trajetória de compra do cliente na empresa em que trabalha. Contudo, isso não quer dizer que você não possa se fazer presente para garantir que o seu cliente seja bem atendido em todo o momento. Mantenha a proximidade com ele de modo que você seja uma referência.
3. Contribua para o sucesso do cliente
Quando um consumidor procura por um produto ou serviço, ele deseja conseguir algum efeito em sua vida com isso. É importante que você entenda o que ele quer com determinado produto ou serviço para oferecer a melhor solução.
Às vezes ele pode pensar que precisa de uma coisa X, mas você, que conhece melhor os produtos e serviços da sua empresa, pode oferecer algo que
supere as expectativas dele, que ele apenas não procurava porque não conhecia, entende?
4. Seja acessível sem “ficar em cima” do cliente
Existem dois tipos de vendedores que nunca vão fidelizar clientes: aqueles que ignoram o cliente e os que ficam atrás dele o tempo todo. É preciso deixar o cliente respirar, pensar, fazer suas escolhas ao mesmo tempo em que se coloca à disposição dele.
Como fazer isso? Na verdade, é bem simples: se aproxime, se apresente, fale um pouco sobre os produtos e serviços e como pode ajudá-lo, indique onde ele pode te encontrar e deixe que ele decida se te quer por perto agora ou depois.
5. Tratamento VIP para fidelizar clientes
Preste atenção aos seus clientes e procure identificar aqueles que voltam ao espaço. Mesmo que a sua empresa não te ofereça recursos para fazer um atendimento VIP completo, como promoções especiais, água, café e outros agrados, você pode utilizar o que tem.
Lembrar o nome do cliente, o que ele geralmente busca, como foi sua última interação com a loja, são algumas atitudes que ajudam a fidelizá-lo. É claro que isso vai exigir de você uma dose de instinto e esforço para identificar os clientes com essa tendência e procurar “memorizá-los”.
Como você deve ter percebido, essas dicas são simples de aplicar, mas exigem dedicação diária e alguma capacitação sempre ajuda nesse caminho. Conheça mais dicas para fidelizar clientes e ter sucesso nas suas vendas no texto “
Fidelizar clientes: aprenda a negociar com cada perfil”.