4 coisas que motivam o cliente a comprar

O mercado oferece muitas possibilidades de compra para os consumidores, em muitos casos, de produtos com valores próximos e qualidade semelhante. Nesse contexto, os clientes desenvolvem diferentes critérios para a decisão de compra.

Conta a qualidade e o custo-benefício dos produtos e serviços, mas existem, também, outros motivos para o cliente comprar com um vendedor e não com outro. Quais fatores seriam esses?

Para te ajudar na sua carreira, vamos listar alguns desses motivadores que serão capazes de conquistar a maior parte dos clientes. Vamos ver!

1. Oferecer atendimento diferenciado

O consumidor tem cada vez mais consciência do seu poder. Ele sabe que o mercado depende dele para se movimentar, assim como ele precisa ou deseja um produto ou serviço. Dessa forma, busca por ser tratado com a importância que sabe que tem.

Tratar bem, escutar, demonstrar consideração durante a negociação, são motivos para o cliente comprar com um determinado vendedor, pois, ele conquistará a sua credibilidade. Esse tipo de atuação na venda ainda tem como retorno uma boa repercussão para empresa que, por conseguinte, com certeza resultará em reconhecimento para o profissional.

2. Demonstrar domínio do mercado

Outro fator que motiva o cliente a comprar é o domínio que o vendedor apresenta sobre o mercado no qual atua. Demonstrar que conhece bem o produto que comercializa e sobre os concorrentes despertará confiança no consumidor. Um cliente terá mais motivos para comprar com quem entende do assunto sobre o que ele busca, do que com alguém que apenas oferece.

Por isso, é interessante buscar conhecimento sobre termos técnicos e características do negócio oferecido, de modo a apresentar vantagens, desvantagens, comparativos dentre outras informações necessárias para uma boa argumentação. Não basta apenas encher o cliente com adjetivos gerais.

3. Mostrar interesse no cliente

Esse motivo para o cliente comprar parece o mesmo que atender bem. Contudo, embora esse fator potencialize o bom atendimento, não é a mesma coisa. Entenda: o que é preciso para mostrar interesse no cliente? Conhecê-lo!

Um bom atendimento, por si só, pode ser genérico. Mas, mostrar interesse exige um conhecimento prévio. Um vendedor que pretende ampliar os motivos para o cliente comprar com ele, terá mais facilidade em fazê-lo se estudar previamente diferentes perfis de consumidores em potencial para o seu mercado.

A partir do conhecimento desses perfis, o vendedor poderá se antecipar quanto várias questões específicas de cada tipo de consumidor no contato inicial e oferecer um atendimento personalizado. Essa percepção orientará a sua abordagem do cliente, afinal, os motivos para comprar variam de uma pessoa para a outra.

4. Negociar com honestidade e tato

Há vendedores que prometem mundos e fundos e não cumprem com o combinado. Essa postura se tornou tão comum, que o consumidor, atualmente, desconfia de quem só garante coisas boas, oferece preços muito baixos ou excesso de benefícios.

Portanto, mais uma maneira de oferecer motivos para o cliente comprar é abordar abertamente sobre os prós e contras da negociação. Antecipar possíveis dificuldades e mostrar como elas poderão ser solucionadas. Uma negociação realista e honesta conquista os clientes e, quando supera as expectativas, faz com que  o vendedor conquiste uma imagem positiva para ele e para a empresa.

Essas são algumas posturas que darão motivos para o cliente comprar com você. Invista nelas e verá a diferença que trarão à sua carreira. Quer conversar mais sobre o assunto? Deixe um comentário!

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