Conheça seus Direitos

Como saber se o meu valor de hora extra está certo?

Por Marcos Roberto Dias

É direito constitucional e está presente na CLT que todo trabalhador deve receber pelas horas excedentes de trabalho realizadas. Esse valor é maior do que o da hora normal e variável conforme certas particularidades. Para conferir se o seu valor de hora extra está sendo pago corretamente, é preciso conhecer um pouco mais sobre como essas horas funcionam e criar alguns hábitos. A seguir vamos te ajudar a fazer isso!

Como funciona a hora extra conforme a legislação?

Segundo artigo 7º da Constituição, 58º e 59º da CLT é convencional que o empregado trabalhe até 8 horas diárias. O máximo dessa carga horária que ele pode ultrapassar, o que corresponde à hora extra, são 2 horas ao dia. O valor pago pela hora extra é variável e depende do período em que as horas são realizadas. Os acréscimos à hora normal de trabalho são:

  • 50% para horas extras realizadas em dia de semana e horário comercial;

  • 100% para horas extras realizadas aos finais de semana;

  • 50% acrescido de mais 20% sobre o valor da hora extra para trabalho em horário noturno (22h às 05h).

Como calcular o valor de hora extra?

A operação para conferir o valor de hora extra é muito simples, deve considerar as informações mencionadas anteriormente. Primeiramente é preciso calcular o valor da hora normal de trabalho. Este valor é obtido ao dividir o salário mensal pela carga horária mensal normal (geralmente 220 horas):

Salário mensal Carga horária mensal = Valor da hora normal de trabalho

Com o valor da hora normal de trabalho em mãos calcula-se as horas extras. É utilizado a porcentagem correspondente aos dias e horários trabalhados. Elas podem ser convertidas em 1,5 (50%), 1,2 (20%) e 2 (100%). Basta multiplicar pelas conversões indicadas:

Valor da hora normal de trabalho x 1,2 OU 1,5 OU 2 = Valor da hora extra

Deve-se ficar atento, particularmente, às horas noturnas, pois o percentual não será de 70%. Primeiro é preciso calcular a hora extra normal (50%) e depois acrescentar 20% ao valor obtido:

Valor da hora normal de trabalho x 1,5 =

+

Valor da hora extra normal x 1,2 =

+

Valor da hora extra noturna

Como saber se o meu valor de hora extra está certo?

Agora que você sabe como as horas extras funcionam e como calcular, é preciso tomar alguns cuidados para conferir:

  • Guarde sempre seus comprovantes de ponto ou anote seus horários de entrada e saída do trabalho (inclusive intervalos);

  • Guarde sempre seus contracheques.

Você precisará desses documentos para conferir se o valor foi pago corretamente, eles também servirão para provar algum desvio. Você deverá dividir as horas de trabalho excedentes por semelhança (normal, final de semana, noite). Em seguida é só fazer o cálculo indicado com cada uma delas. A soma desses valores deverá coincidir com o valor informado no seu contracheque.

Pronto! Agora você sabe como acompanhar suas horas. É bem simples, não é? Então, não deixe esse direito passar batido, afinal, tempo é dinheiro e vida! Caso você identifique que o seu valor de hora extra não está sendo pago corretamente, proceda da seguinte forma:

  • Primeiro, converse com o setor de departamento pessoal para solicitar a correção das horas;

  • Caso não resolva: procure um advogado trabalhista para analisar seu caso.

Se você se encontra na segunda situação, conte com o escritório Marcos Roberto Dias para te ajudar a calcular o valor de hora extra e correr atrás dos seus direitos! Saiba mais sobre o escritório aqui!