Comércio varejista: Como ser um bom vendedor?

aprenda Como ser um bom vendedor no varejo

Você sabe como ser um bom vendedor? Essa pergunta permeia a cabeça de muitos vendedores no comércio varejista. Afinal, qual é a fórmula secreta? Na verdade, não existe uma. Mas, existem algumas dicas que podem ajudar e facilitar o trabalho dos profissionais dessa área. Neste post, selecionamos as principais dicas para te ajudar a conquistar a excelência do seu trabalho. Confira!

Como ser um bom vendedor?

Será que o bom vendedor é aquele que mais vende? Nem sempre! Para exemplificar isso, imagine a seguinte situação: Um vendedor consegue fechar 10 vendas em um dia, porém, para chegar nesse número ele enganou os clientes. Mesmo tendo um bom resultado, esses 10 negócios podem virar 10 reclamações.

Por outro lado, um vendedor diferente fez cinco vendas, mas, todas elas de qualidade. Durante os atendimentos ele foi sincero, ajudou os clientes e ofereceu uma solução para resolver de verdade os problemas deles. Esses consumidores podem gerar recomendações e atrair outras pessoas para comprar na loja.

Nesse exemplo vimos que nem sempre os números são importantes. A qualidade no atendimento também é primordial. Para você saber como ser um bom vendedor é preciso unir diversos fatores e tentar aplicar todos eles durante um atendimento. Confira quais são:

Conheça o seu público

Quem são as pessoas que compram na sua loja? Existe um perfil desses consumidores, e você precisa conhecer. Estude as preferências do seu público, o que eles buscam, do que eles gostam e outros.

Uma boa forma de analisar isso é conferindo as reclamações do SAC e conversando diretamente com os clientes. Entenda suas dores e tenha sempre em mente a melhor solução para resolvê-las.

Conheça bem os produtos da loja

Conhecer todos os produtos que você vende é fundamental. Esse é o primeiro passo para você saber onde irá resolver o problema do cliente. Além disso, você transmitirá credibilidade durante o atendimento.

Venda soluções

Venda muito mais do que o produto, venda a solução dele. O que ele irá ajudar o cliente no problema que ele tem atualmente. Não se apegue ao preço, ser caro ou barato é muito relativo.

O preço deixa de ser um problema quando o produto apresenta uma solução. O que irá determinar é a forma de atendimento e como o vendedor demonstra a solução do produto.

Acompanhe o mercado

Você sabe o que o seu concorrente está fazendo? Quais os produtos ele vende? Se a sua resposta foi não, como vai mostrar o valor do seu produto perante o concorrente? É preciso acompanhar o mercado e estar atento a tudo que acontece, principalmente dos seus concorrentes.

Esteja sempre aprendendo

O mercado não para e os consumidores atualmente estão muito exigentes, e a tendência é só aumentar. Uma maneira de como ser um bom vendedor é estar sempre aprendendo. Isso serve para qualquer profissão, pois, o mercado está em evolução. Quem não busca conhecimentos constantes, certamente ficará para trás no mercado.

Essas foram algumas dicas de como ser um bom vendedor. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *