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Compras em datas comemorativas: Dicas para você vender mais

Por Marcos Roberto Dias

Com as datas comemorativas se aproximando, naturalmente os consumidores estão mais disponíveis e estimulados a comprar.

O número de contratações temporárias também aumentará. Desejamos que você possa aproveitar esse clima otimista para aumentar as suas vendas, então vamos compartilhar algumas dicas.

1. Fique por dentro das tendências de consumo

Vestuários, eletroeletrônicos e calçados costumam liderar o mercado nessas épocas do ano. Se você trabalha em um desses segmentos, é só aproveitar a onda. Mas, se você trabalha com outros produtos, use a imaginação.

Com essa informação nas mãos, basta dar uma analisada a mais sobre os seus produtos de venda e pensar como você pode “linkar” esses produtos com a tendência do mercado. Seja criativo e com certeza vai fazer bom proveito dessa tendência.

2. Conheça seu estoque e imagine-o nas datas comemorativas

Você conhece bem o seu peixe? Esse é o momento de prestar mais atenção no que está vendendo, pegar os seus produtos ou serviços e transformá-los em protagonistas de uma narrativa da época! Como assim?

É simples. Pense em como o seu objeto de venda poderá funcionar para o seu cliente durante essa época. Seria um bom presente? Para quem? Uma roupa para festa? Um acessório indispensável? Pode facilitar para algo ou outras atividades?

A partir da percepção levantada, crie possíveis histórias com base em situações típicas, nas quais os seus produtos apareçam como protagonistas. Use a criatividade e surpreenda o cliente com uma abordagem diferenciada.

3. Perceba o que seu cliente procura e ofereça adicionais

Na época de datas comemorativas, o consumidor estará mais disposto a comprar. Portanto, aproveite o momento. Se o seu cliente escolher um produto, tenha outros na manga que possam ser “magnetizados” por essa escolha inicial.

4. Elabore estratégias específicas para consumidores indecisos

Particularmente se tratando de compras de presente, muitos consumidores entram nas lojas e não fazem ideia do que vão levar. Se a sua área comercial permite, faça proveito disso. Ligue as antenas e identifique os clientes que ainda não sabem o que querem.

Aborde esses clientes com abertura e interesse, faça perguntas diretas e objetivas visando chegar a uma escolha. Por exemplo: não chegue perguntando algo como “Posso te ajudar?”, pergunte logo: “Olá! Bom dia. Você está indeciso ou é impressão minha?”. Escolha seus gatilhos e esteja preparado com opções e argumentos para quando a conversa fluir.

5. Saiba aproveitar as promoções oferecidas pela empresa

Nessas épocas do ano, basicamente todas as empresas investem em promoções especiais. Estude os benefícios e vantagens que a sua empresa ofertará nesse período e aguarde o momento certo para utilizá-los, como cartas na manga.

O negócio não é abordar o cliente já mencionando os benefícios. É mais interessante guardar essa informação como um argumento para decisão ou finalização da compra.

Você acha que essas dicas te ajudarão a vender mais nas datas comemorativas? Independentemente da resposta, não pare por aqui! Acesse o nosso artigo VOCÊ SABE VENDER PARA CLIENTES INSATISFEITOS COM A CONCORRÊNCIA? e enriqueça ainda mais as suas estratégias de vendas.