A apresentação de produtos para clientes tem diferentes dimensões: limpeza do espaço e do objeto, disposição no mostruário, embalagem etc. Aqui nós vamos falar desse assunto no que se refere a apresentação feita pelo vendedor.
A essa altura você já sabe que vender é mais do que oferecer produtos. Se um vendedor trabalha em uma loja de sapatos, por exemplo, e o cliente chega procurando um tênis, é possível que tenha mais de 100 opções!
Como apresentar os produtos certos e da maneira certa para fechar negócio? É disso que vamos falar! Confira a seguir nossas dicas sobre apresentação de produtos para clientes que
vão te ajudar a vender mais!
1. O primeiro passo para uma apresentação de produtos para clientes bem-sucedida é conhecer bem o produto
Conhecer a fundo o que vende é o primeiro requisito para conseguir fazer uma boa apresentação de produtos para clientes. Embora você não vá encher os ouvidos dos clientes com informações técnicas, ainda assim você deve dominar tudo o que diz respeito ao produto. A seguir você entenderá o porquê.
2. Você só saberá como fazer uma boa apresentação de produtos para clientes se conhecê-los!
Conhecer o cliente é um desafio, afinal, o processo de vendas também precisa ser ágil. Nesse caso, uma pesquisa geral pode não ser o suficiente. Você precisa descobrir o que aquele cliente precisa.
A exemplo da loja de sapatos, no qual o cliente procura um tênis, você poderia perguntar para qual atividade ele irá utilizar o tênis, o que é mais importante para ele nesse calçado, se tem preferência de marca ou cor.
A partir desses detalhes, você saberá o suficiente para recorrer às amostras certas. É aí que entra o conhecimento sobre o produto. Para ajudar o cliente na escolha do melhor tênis, você precisará dizer para ele, conforme aquilo que ele procura, como cada um daqueles calçados poderá resolver o seu “problema”.
3. Na apresentação de produtos para clientes, reforce o que o próprio cliente disse sobre suas necessidades
O modo com que você apresenta um produto para o cliente poderá ser sua chave para
fechar negócio. Uma das técnicas nesse sentido é, durante a apresentação, repetir aquilo que o cliente disse que precisa e, em seguida, explicar a característica do produto que responde àquela necessidade.
Dessa maneira, você estará articulando as duas informações e reforçando que o produto é ideal para o consumidor. Quando você apenas descreve as características do produto, ainda que de acordo com o que o cliente precisa, a conversa não surte tanto efeito, pois o foco da atenção do cliente pode ser dispersado.
4. Use sua percepção para surpreender o cliente na apresentação
O cliente te disse o que precisa, certo? Agora, será que, a partir do que ele disse, você consegue identificar outras qualidades do produto que poderiam ser interessantes para ele? Voltando ao exemplo da loja de sapatos, vamos supor que ele disse que precisa de um tênis para corrida, confortável, que absorva bem os impactos e tenha uma ótima resistência.
O seu trunfo na apresentação de produtos para clientes será quando você puder oferecer um produto que, além do que ele espera, tenha mais alguma característica útil que ele não mencionou. Por exemplo, no caso mencionado, poderia ressaltar que um determinado modelo de tênis é ventilado, evitando a umidade e aquecimento excessivo dos pés.
De modo geral, o segredo de uma ótima apresentação de produtos para clientes é saber articular o conhecimento sobre o produto e o cliente com uma boa e ágil capacidade de análise da situação.
A prática levará à perfeição!
O que você achou dessas dicas? Deixe um comentário com a sua opinião!