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Saiba como usar a persuasão em vendas
O uso da persuasão em vendas é muitas vezes visto de maneira negativa, pois a persuasão é confundida com diversas atitudes ruins, como arrogância, insistência e desonestidade no processo de vendas.
Contudo, ao contrário, a persuasão em vendas não apenas é positiva como necessária. Ela tem a ver com uma maneira assertiva de se comunicador, conseguindo facilitar que o outro tome uma atitude de interesse.
Quando utilizada com ética e respeito pelo consumidor, a persuasão será uma ferramenta valiosa para o vendedor. Saiba mais a seguir!
Entenda o que realmente é a persuasão em vendas
Dentre as estratégias de comunicação, a persuasão é aquela que se utiliza de recursos racionais e simbólicos para influenciar a decisão de uma pessoa de maneira positiva. Isto é, a persuasão em vendas é uma estratégia comunicativa a partir da qual o vendedor busca convencer o cliente a comprar.
Não se pode, portanto, confundir persuasão com fazer promessas falsas, oferecer informações mentirosas ou desgastar o cliente com excessos de argumentação até que ele adquira o produto apenas como reação.
Dicas para usar a persuasão em vendas
Persuadir o cliente quer dizer compreendê-lo a ponto de entender suas necessidades e demonstrar que o produto oferecido é o ideal para atendê-las. Desse modo, a persuasão em vendas está necessariamente articulada com uma postura empática e ética da parte do vendedor.
Sabendo disso, vamos te apresentar algumas técnicas pra persuasão em vendas a seguir!
Em primeiro lugar, doe seus ouvidos ao cliente
Deixar o cliente falar é uma atitude fundamental dentro das estratégias de persuasão. É só dessa maneira que você saberá quais são suas necessidades, problemas e anseios. A partir disso, você saberá o que dizer sobre o produto para viabilizar a venda com mais eficiência.
Quando o cliente não falar espontaneamente, inclusive, é indicado que ele seja estimulado a fazê-lo a partir de perguntar abertas.
Demonstre conhecimento do seu produto
Especialistas são particularmente respeitados e levados a sério em uma conversa. Portanto, na negociação em vendas, é fundamental que o vendedor demonstre pleno conhecimento sobre o seu produto e mercado. Isso fará com que o cliente tenha mais disposição de escuta-lo.
Faça perguntas retóricas com resposta positiva
Sabe quando você faz uma pergunta que, na verdade, já tem uma resposta prevista? Em uma estratégia de persuasão em vendas, esse pode ser um recurso precioso! O segredo é fazer perguntas cujas respostas sejam: sim! Isto é, afirmativas. Isso irá gerar uma sensação positiva e de concordância no cliente, facilitando sua decisão pela compra.
Lembre-se de que o cliente sempre tem razão
Geralmente, esse lema é adotado para o atendimento ao cliente, principalmente diante de reclamações. Mas, aqui, esse pensamento te ajudará a vender. Como assim? Se trata de fazer com que, no percurso da negociação com o cliente, as ideias e decisões sejam sempre atribuídas a ele. Assim, ele se sentirá valorizado e no controle do processo, facilitando sua adesão.
Essas são apenas algumas dicas de persuasão em vendas, mas você poderá ampliar ainda mais seu conhecimento sobre essa estratégia a partir de uma constante atualização. Por isso, sugerimos que leia também o artigo: Como as referências podem ajudar nas vendas!