Se você ainda não sabe o que é avaliação de desempenho, esse pode ser um
conhecimento muito importante. As empresas têm diferentes formas de mensurar a qualidade dos seus funcionários, e esta é uma das metodologias mais populares.
Contudo, essa avaliação geralmente não é divulgada ou avisada. Supõe-se que o empregado, espontaneamente, deverá apresentar as qualidades medidas por ela. Entretanto, isso nem sempre é verdade.
Por isso, você deve saber mais sobre o assunto para procurar cumprir as expectativas desse tipo de avaliação e se sair melhor no trabalho. Vamos esclarecer sobre o que é a avaliação de desempenho e oferecer outras dicas úteis para te ajudar.
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem como finalidade avaliar a qualidade de atuação de cada funcionário. Nessa metodologia, cada sujeito é avaliado em relação ao conjunto da empresa.
Sua ocorrência é periódica, conforme um período estabelecido pela organização. De modo geral, ela avalia o posicionamento do profissional, seu relacionamento com os colegas,
conhecimento sobre as atividades que executa, resultados, dentre outras questões.
Como se sair bem em uma avaliação de desempenho?
Além de saber o que é avaliação de desempenho, acreditamos que é de muita utilidade que você tenha noção sobre como se sair bem nela. Uma das primeiras observações nesse sentido é que você tenha consciência que, embora a avaliação tenha um período de execução, ela considera a sua atuação integralmente.
Isso quer dizer que você não será avaliado em um dia, mas por todos os seus dias de trabalho. Diante disso, você poderá cultivar alguns
comportamentos e atitudes que te favorecerão em qualquer avaliação de desempenho. Eles são:
— Assiduidade, tanto no que se refere a horários, quanto ao cumprimento da jornada, metas e prazos;
— Reposta dos clientes. Deve ficar evidente a sua capacidade de conquistar os clientes, fechar vendas e gerar fidelidade;
— Nível de produtividade diária, o que não diz respeito apenas às metas, mas sobre a relação de equilíbrio entre o que você produz para a empresa e o quanto “custa” para ela;
— Satisfação com o trabalho também é importante. As empresas consideram que um funcionário satisfeito apresenta melhores resultados e são mais interessantes para a sua imagem. Sendo assim, se você é do tipo que fica reclamando do trabalho ou se apresenta desmotivado, reveja isso!
— Erros e
acidentes de trabalho poderão contar negativamente para a sua avaliação. Para além disso, é sempre bom evitá-los. Como? Conhecendo e seguindo as normas e procedimentos da empresa.
Embora esses sejam alguns dos pontos mais básicos sobre o que é avaliação de desempenho e o que ela considera, isso não quer dizer que toda a avaliação se resuma a isso. Aqui nós sintetizamos algumas informações para te ajudar.
Ademais, a dica de ouro é que você preste bastante a atenção em seu próprio local de trabalho. Você poderá encontrar vários indícios sobre quais são as características que você precisa desenvolver para ser indispensável à empresa.
O que você pensa sobre esse assunto e sobre o que é avaliação de desempenho? Deixe sua opinião nos comentários!