Conheça seus Direitos

Entenda como um advogado do trabalho pode te ajudar

Por Marcos Roberto Dias
Diante de um processo trabalhista, o empregado tem a opção de se defender sozinho, buscar auxílio do sindicato ou contratar um advogado do trabalho. Por desconhecimento sobre o modo de atuação do advogado, algumas pessoas nessa situação tendem a optar por se defender ou pelo sindicato. Contudo, essa talvez não seja a melhor saída. A função de um advogado trabalhista é importante e poderá ser decisiva nos rumos do processo, pois ele tem a formação e experiência necessária para entender os trâmites judiciários, orientar e até mesmo acalmar o trabalhador que está em busca de restabelecer seus direitos. Veja a seguir, com mais detalhes, como um advogado poderá te ajudar diante de uma ação trabalhista.

A escuta do advogado do trabalho é diferenciada e analítica

Escutar é diferente de ouvir. Você pode contar sobre o que vivenciou no seu emprego para várias pessoas, e muitas vão te apoiar ou alertar sobre ela com base no senso comum, de modo que para quanto mais pessoas você contar sobre sua situação, mais opiniões diferentes irá ter. O advogado do trabalho, contudo, não terá uma opinião sobre o seu caso, pois ele não irá te ouvir: ele irá te escutar. Essa escuta será filtrada pelo conhecimento profissional dele, de modo que ele terá competência para identificar o que realmente é relevante no ocorrido para compor o seu caso. Por exemplo, ele será capaz de diferenciar o que é, de fato, objeto para uma ação trabalhista e o que não é. Apenas o conhecimento do direito possibilita esse discernimento.

O advogado do trabalho irá elaborar adequadamente a peça da ação

Uma ação trabalhista irá envolver diversos procedimentos e documentos para comprovar a motivação do processo, mas também envolve o relato escrito do que se trata. A partir dos conhecimentos na área jurídica e oratória adequada para esse contexto, o advogado do trabalho estará mais preparado para organizar os documentos e os elementos que compõem o processo do que um leigo, favorecendo que os fatos sejam compreendidos verdadeiramente e o trabalhador não saia prejudicado.

A presença de um advogado do trabalho confere maior segurança e legitimidade ao processo

Se você dá prosseguimento ao processo com um profissional, é porque ele aceitou representar o seu caso e irá trabalhar nele considerando todos os trâmites jurídicos necessários, conforme as regulamentações e formalidades. Isso dará mais legitimidade à sua ação e também garantira que não se perca prazos, ou ocorram embaraços com outros detalhes que poderiam prejudicar ou prolongar o andamento do processo. Além de considerar esses fatores, um empregado que entra com um processo trabalhista contra uma empresa deve ter em mente que a firma certamente será representada por um advogado. Portanto, para que o caso e as audiências apresentem maior equilíbrio para o trabalhador, a contratação de um advogado do trabalho é fundamental. Nesse contexto, procurar por um profissional experiente, especializado e confiável também é importante. Se você quer saber mais sobre o assunto, leia também Processo trabalhista: o que posso usar como prova para comprovar irregularidades no trabalho?