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4 dicas para competir e vencer a concorrência nas vendas

Por Marcos Roberto Dias

Quando se atua no mercado de vendas competir é uma constante. Não existe, hoje em dia, produto ou serviço único, que não apresente outras opções no mercado. Com isso, é preciso estar preparado para conquistar os clientes, não apenas no momento da compra, mas em todos os estágios de venda: prospecção, negociação, pós-venda e manutenção.

Para competir e vencer a concorrência nesse contexto dinâmico e movimentado é preciso desenvolver e sustentar algumas habilidades e atitudes como vendedor. É claro que certas questões dependem da gestão da sua empresa, mas não se engane: você pode e deve fazer a diferença! Vamos às dicas:

1. Para competir comece entendendo o que o cliente realmente quer

Quando estamos lidando com pessoas, precisamos entender que nem sempre o que elas dizem é o que é. Por exemplo, se um cliente comenta que o preço do concorrente é menor ou algo do tipo, ele provavelmente quer negociar com você, caso contrário, nem faria esse comentário, entende? Então, como agir? Como identificar o que ele deseja na negociação, por que ele evocou o concorrente? O que ele quer de diferencial?

Para que você consiga identificar essas e outras pistas que o cliente te oferece e possa vencer a concorrência, você precisa saber escutar e negociar. Se for capaz de compreender o que existe por trás das entrelinhas e utilizar isso em seu favor, com certeza, conseguirá conquistar o cliente.

2. Conheça bem a sua empresa para competir

Talvez você acredite que conheça bem a sua empresa, mas saiba que apenas aquilo que diz respeito imediatamente ao seu produto e condições de vendas não é o suficiente. Você deve buscar saber ao máximo sobre o lugar onde trabalha, sua origem, seus valores, como ele funciona e outras informações.

Não se contente apenas com documentos e informações prontas: observe e analise cotidianamente o espaço no qual trabalha. É da combinação entre o que você vê ocorrendo na prática e informações oficiais que está o verdadeiro conhecimento sobre a empresa. Isso irá permitir que você identifique de forma realistas quais são os pontos fortes que poderão te auxiliar nas vendas.

3. Conheça tudo sobre seus concorrentes

Você quer competir e vencer os seus concorrentes? Então, você precisa saber com quem está competindo! Afinal, como poderá tomar atitudes e ações para superar algo que você não sabe o que é? Não tenha pudores em ir atrás: entre nas lojas dos seus concorrentes, visite seu site, assine sua newsletter, conheça seus prazos, preços, qualidade do atendimento, promoções. Observe tudo!

Cumpra essa missão e, em seguida, faça um comparativo com a sua empresa, identificando quais os pontos fortes e particularidades que te permitirão ter mais sucesso nas vendas do que a concorrência.

4. Seja honesto e motivado na competição

Honestidade e motivação parecem fatores subjetivos ou éticos apenas, mas acredite, poderão fazer toda a diferença entre você e seu concorrente! Atualmente, diante de algumas estratégias comerciais muito agressivas e ambíguas, os clientes valorizam e muito quem é capaz de dizer sobre a realidade da negociação, mostrando vantagens reais e não inventando. Contudo, para que você consiga fazer isso, precisa acreditar em seu próprio produto, ser apaixonado pelo que faz e engajado com a empresa. Combine esses dois fatores e irá se destacar da concorrência.

Poderíamos continuar com mais uma variedade de atitudes que poderão te levar a vencer ou competir com a concorrência, contudo, considerar o seu próprio contexto e entender a lógica das dicas que oferecemos para adaptar à sua realidade será muito mais eficaz do que decorar listas de dicas.

Investir em se qualificar e conhecer diferentes estratégias, ainda com essa “regrinha” da análise e adaptação em mente, também poderá ajudar, e muito! Por exemplo, a utilização de referências na hora da venda é outro fator que pode te diferenciar da concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o nosso texto: Como as Referências Podem Ajudar nas Vendas?