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Como pedir informações para cadastrar o cliente
Pedir informação para cadastrar o cliente é um procedimento comum nas vendas que, no entanto, pode gerar algum constrangimento tanto para o vendedor quanto para o cliente. De acordo com o tipo de cadastro demandado pela empresa é possível desenvolver algumas estratégias para lidar com essa situação sem maiores problemas.
Vamos falar um pouco sobre o assunto e você poderá avaliar quais dicas funcionam para o seu caso e quais precisam ser adaptadas ao seu contexto.
1. Aproveite as brechas para pegar informações básicas
No caso de estabelecimentos que buscam cadastrar o cliente de modo geral, isto é, não apenas no momento de fechar a venda, essa pode ser uma opção interessante. Durante a conversa com o consumidor, pode-se aproveitar e, de forma descontraída e no momento da interação, pedir alguns dados básicos.
Para que essa opção seja aplicada da forma correta, é necessário que desde o início do contato com o cliente, ele esteja ciente da necessidade de alguns dados para a empresa e que as vantagens disso sejam explicitadas para ele.
2. Prefira o momento da finalização da venda
Embora o pedido de informação para cadastrar o cliente possa ser iniciada durante a interação com ele, o ideal é deixar esse momento para a finalização da venda. Isso porque, nesse momento, o cliente já foi conquistado e já está mais aberto a estabelecer uma relação com a empresa.
Além disso, para a finalização do negócio demanda alguns dados, então ele estará esperando por isso. Se o contexto for favorável a esperar por esse momento, é a melhor opção.
3. Associe benefícios ao cadastro de informações
É verdade que o vendedor, geralmente, não tem autonomia para criar promoções e benefícios em um estabelecimento e oferecer vantagens para cadastrar o cliente. No entanto, ele poderá aproveitar as vantagens já existentes como argumento ou conversar com os responsáveis para promover essa ação.
Por exemplo, se a sua empresa já oferece determinadas vantagens ao cliente de modo geral, alinhe com outros vendedores e com a empresa de associar a oferta desses benefícios ao cadastro. Caso contrário, tenha iniciativa e proponha algo aos seus superiores conforme o que observa da dinâmica do seu mercado.
4. Aja naturalmente ao pedir informação para cadastrar o cliente
A necessidade de informação para cadastrar um cliente é algo natural no mundo dos negócios. Interiorize a afinidade com essa necessidade e poderá passar mais segurança para o cliente. Procure se informar para explicar com clareza as razões e a conveniência desse cadastro.
5. Seja honesto com o pedido e o tratamento das informações
Muitos consumidores ficam desconfiados quanto a fornecer informações cadastrais para as empresas. Quanto mais honesto e direto você for sobre o assunto, maior credibilidade irá inspirar no cliente.
Do mesmo modo, quando a informação para cadastrar o cliente puder resultar, por exemplo, em recusa da continuidade da negociação, esteja preparado para lidar com isso. Escute o cliente sobre as possíveis razões da recusa e formas de resolver esse problema.
Nesse contexto, abstenha-se de julgamentos, pois poderá perder um futuro cliente e, também, um multiplicador da reputação da marca.
Essas dicas te ajudaram a saber como qualificar o momento de pedir informação para cadastrar o cliente? Ainda restaram dúvidas sobre o assunto? Deixe suas dúvidas e percepções nos comentários!