Vendas: 7 táticas que você deve evitar

Além de fatores importantes como a qualidade e o preço dos produtos, grande parte do sucesso das vendas depende também do desempenho de quem tenta efetivá-la. O vendedor precisa estar preparado e motivado para se relacionar com o cliente, e para isso deve abandonar práticas que são prejudiciais. Neste post, separamos algumas táticas que precisam ser evitadas. Confira:

1 — Intimidação em grupo

Uma das cenas mais intimidadoras para um cliente é ver todos os vendedores enfileirados na porta da loja ou reunidos na posição “pronta para atacar”. Diante de uma cena dessa, dificilmente ele ficará confortável para entrar e comprar alguma coisa. Esteja atento ao cliente, mas não o amedronte.

2 — Má abordagem

A simpatia sempre será uma das maiores aliadas do vendedor. Mais que vender um produto, o profissional precisa oferecer uma experiência agradável e surpreendente na loja. Com o crescimento das vendas feitas pela internet, é preciso cativar quem ainda procura fazer compras presenciais. Ao abordar o cliente, tenha sempre um sorriso no rosto e demonstre interesse em atendê-lo.

3 — Falar demais

Um dos passos principais para concluir uma venda com sucesso é entender perfeitamente qual a necessidade do cliente. Para isso, é necessário ouvi-lo com atenção. Ficar nervoso durante os processos de venda é normal, mas falar mais que ouvir é um erro grave. Faça as perguntas certas e não responda a questionamentos que ele ainda não fez. Evite criar problemas desnecessários.

4 — Abandonar o cliente

É comum dizer para o cliente ficar à vontade após ele alegar que está “só dando uma olhadinha”. Ao abandoná-lo para atender outro possível comprador, você pode perder uma oportunidade de venda. Quase ninguém entra em uma loja com o único objetivo de olhar. Persista um pouco e tente descobrir qual a necessidade desse cliente.

5 — Sufocar o cliente

Ficar o tempo todo em cima do cliente também não é uma boa ideia. É preciso estar pronto para atendê-lo, mas ele também precisa de espaço para andar pela loja e escolher o produto pelo qual se interessa. Na maioria das vezes, a desculpa de estar dando “só uma olhadinha” é dada justamente pelo medo de ser perseguido pela “sombra” do vendedor.

6 — Forçar intimidade

Mantenha o profissionalismo! Não é preciso fazer piadas para quebrar o gelo ou partir para técnicas avançadas de hipnose. Conquistar a confiança do cliente é um processo demorado, que pode levar dias (até meses, dependendo do produto em questão). Tentar forçar uma intimidade pode causar um efeito contrário.

7 — Não se esforçar para fechar vendas

A partir do momento em que o cliente entra na loja, a iniciativa deve ser sempre do vendedor. Ele que deve fazer as perguntas, apresentar os produtos e incentivar o processo. A oportunidade de venda costuma ser única e você deve aproveitá-la. Saiba o momento certo de realizar cada ação e se esforce para conseguir concluir a venda.

Essas são 7 das principais táticas de vendas a serem evitadas pelo vendedor. Lembre-se, também, de que a venda nem sempre é o fim do processo. Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Comente abaixo.

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