Conheça seus Direitos
Condições inadequadas de trabalho: entenda mais sobre o assunto!
Você já ouviu falar em “condições inadequadas de trabalho”? O termo — muito comum no Direito do Trabalho — está relacionado ao descumprimento, por parte dos empregadores, das determinações legais quanto à necessidade de oferecer aos empregados condições adequadas de trabalho.
Muitas pessoas sofrem por não ter acesso a condições dignas de trabalho. A ausência de equipamentos de proteção, de locais adequados para fazer as refeições, de um ambiente ergonômico e confortável são exemplos de situações que podem gerar prejuízos morais, físicos e psicológicos, causando danos à saúde e ao bem-estar do trabalhador.
Mas como lidar com esse problema? Será que existem formas de resolvê-lo? Neste post, ajudamos você a entender melhor o que pode ser considerada uma condição inadequada de trabalho e como lidar com esse tipo de situação. Acompanhe e entenda!
O que significa o princípio da dignidade da pessoa humana?
Afinal, como identificar se o ambiente de trabalho é adequado? Aqui, é importante lembrar que um local equilibrado é direito fundamental do trabalhador. Mas para compreender melhor esse direito, primeiramente é importante entender o que significa a dignidade da pessoa humana. O princípio da dignidade da pessoa humana está juridicamente tutelado em nossa Constituição Federal e, por isso norteia, todo o ordenamento jurídico brasileiro. Quando se fala em respeito à dignidade humana, devemos pensar na importância de que a todas as pessoas sejam oferecidas condições mínimas de existência que garantam ao indivíduo uma vida saudável (física e mentalmente) junto à comunidade. Essa lógica se estende ao Direito do Trabalho e é nesse ponto que a legislação abarca a necessidade de oferecer condições básicas e um ambiente adequado a todos os trabalhadores.O que são condições inadequadas de trabalho?
Todas as condições inadequadas de trabalho são consideradas como uma ofensa ao princípio da dignidade da pessoa humana, além de ferir outras regras específicas da legislação trabalhista. Mas que tipo de situação se caracteriza como inadequada? A seguir, elencamos alguns exemplos que vão ajudá-lo a compreender o que pode ser visto como um ambiente inadequado:- local de trabalho perigoso, no qual o empregador não disponibiliza equipamentos de proteção individual (EPI);
- ambiente de trabalho com riscos ergonômicos;
- sobrecarga de peso, incompatível com as condições físicas do trabalhador;
- iluminação inadequada;
- repetitividade;
- postura inadequada;
- ritmo excessivo de trabalho, incompatível com as condições físicas do trabalhador; entre outros.