Saiba se o antigo empregador pode passar más referências profissionais

saiba se o antigo chefe passa más referências profissionais

Por motivos de capacitação profissional ou mesmo por se estranharem com seus patrões, muitos empregados não conseguem se firmar no trabalho. O tempo passa e novas oportunidades de empregos surgem, mas, se o atual patrão resolver ligar para o seu antigo trabalho, ele pode passar referências profissionais negativas?

O empregado é o que sai prejudicado na história,  uma vez que normalmente não consegue, sequer, dar uma explicação. Essas referências negativas são mais comuns do que se imagina e podem prejudicar diretamente a pessoa que deseja arrumar um novo emprego.

Diante dessa “parceria” entre os empregadores, existe uma limitação nas informações que podem ser repassadas. Você sabe quais são? Confira no texto a seguir!

Até quando as referências profissionais são aceitas por lei?

Um ex-empregador não tem o direito de difamar um ex-empregado, insultá-lo, cometer calúnias, discriminações ou dizer informações falsas que podem denegrir a sua imagem. Essas atitudes podem resultar em grandes problemas pessoais ou mesmo processos na justiça.

Quando isso ocorre, na maioria das vezes,  nem se descobre, mas, se por ventura a pessoa desconfiar, o ideal é ligar para o seu ex-patrão e perguntar se ele está dando referências negativas. Essa conversa pode ser muito importante, já que se estiver acontecendo, pode ser que nas próximas vezes não aconteça mais.

Se o trabalhador sentir que foi muito prejudicado, ele pode acionar um advogado para entrar em contato com o seu antigo empregador, assim o profissional tem a capacitação necessária para lidar com a situação e resolver o problema.

Como evitar referências negativas de empregador?

Você não pode dar evidências ao seu provável patrão. Contudo, nunca diga para ele não entrar em contato com a sua antiga empresa, por exemplo, se existem questões que ainda não foram resolvidas, busque resolvê-las o quanto antes, assim você estará evitando mais um problema e dessa forma os riscos serão amenizados.

Como descobrir se o seu ex-patrão está dando referências negativas sobre o seu trabalho?

Alguns sinais podem ficar em evidência, como por exemplo, se você está passando para a segunda fase em uma entrevista de empregos e sem uma justificativa adequada, você perde a vaga e não tem nenhum feedback, pode ser um claro sinal de que entraram em contato com as outras empresas que você trabalhou.

Em fases finais de entrevistas, o empregador pode descartar um candidato sem ao menos lhe dar explicações.

Existem empresas especializadas que fazem as investigações necessárias para descobrir se estão difamando um antigo empregado, ou então você mesmo pode fazer testes e efetuar ligações com o objetivo de saber se o seu ex patrão anda dizendo coisas negativas sobre você. Mas fique atento, nunca é bom resolver problemas com brigas e confusões, procure sempre apaziguar.

Conclusão

Você já teve contratempos devido referências profissionais negativas? Não fique esperando que o problema se resolva sozinho. Procure soluções, uma vez que mais oportunidades surgirão com o tempo e ficar prejudicado sem poder dar explicações é muito constrangedor e atrapalha seriamente a sua carreira profissional.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *