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Você sabe o que é vender?

Por Marcos Roberto Dias

Verbos como comprar e vender fazem parte do nosso cotidiano desde sempre, então, costumamos utilizar essas palavras sem parar para pensar no que elas realmente significam. Faz diferença? Para os compradores, nem tanto, mas se você é um vendedor, compreender o que é vender fará toda a diferença.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor no que consiste vender, o que compõe esse ato e como essa compreensão pode te ajudar a melhorar as suas vendas.

O que é vender?

No dicionário você encontrará definições objetivas sobre o que é vender, sua origem linguística e informações do gênero, que não ajudarão em nada a ultrapassar a percepção abstrata do que é essa ação.

Além disso, é preciso considerar que com o tempo as definições, na prática, se modificam. Naturalmente, o mesmo acontece com a definição de vendas. O que é vender atualmente não é o mesmo que já foi há décadas.

Para o vendedor que busca por essa definição para entender melhor o que faz e melhorar cada vez mais, é preciso compreender que vender é mais que a troca de um produto por dinheiro. Vender significa enriquecer a vida de alguém através da oferta de um produto ou serviço, de modo que o cliente alcance, a partir da aquisição desse produto, maior facilidade ou satisfação em algum aspecto da sua vida.

Podemos dizer, portanto, que vender consiste em interagir com o cliente de tal forma que ele se sinta confortável e satisfeito com a interação, abrindo-se a ouvir o que o vendedor tem a lhe apresentar. Dessa forma, a segunda etapa da venda é saber comunicar com clareza e empatia os benefícios que o produto ou serviço trará a vida do cliente.

Elementos que compõem a venda

Para realizar o que definimos como o que é vender, existem alguns elementos fundamentais que se integram nessa ação. Eles são:

Produto

O produto é a manufatura que será oferecida ao cliente ou o serviço. Mas também inclui todos os adicionais desse elemento: apresentação, preço, valor atribuído, garantia, benefícios internos e externos, dentre outras características.

Marketing

O marketing é um processo que antecede as vendas e atua, também, paralelamente a elas. É um modo de promover o produto ou serviço e agregar valor à sua marca, apresentando como principal função atrair o cliente, despertar seu interesse no que é oferecido.

Cliente

É o sujeito para quem é direcionado o produto ou serviço. É importante lembrar que cliente não é qualquer um com o recurso necessário para adquirir o produto, mas aquele que apresenta um problema, uma falta, uma necessidade que pode ser respondida pelo produto ou serviço ofertado.

Vendedor

O vendedor é aquele que media a relação entre o cliente e a empresa que oferece o produto ou serviço. Ele é o responsável por ouvir e compreender o cliente, respondendo de modo assertivo ao que ele busca a partir da apresentação do produto ou serviço oferecido, assim como dos benefícios e valores que esse produto agregará à sua vida.

O que atrapalha o ato de vender?

Agora que você sabe o que é vender e o que compõe esse ato, é importante ficar atento a algumas atitudes que atrapalham a concretização da venda. Algumas delas são:

Não acreditar no que está vendendo

Como mencionamos, vender tem a ver com comunicar ao cliente o valor de um produto. Atendê-lo bem não é o suficiente, é preciso que ele acredite em você sobre os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos. Dessa forma, se você não acredita no que está vendendo, não terá sucesso. Você tem que ser o primeiro cliente do produto ou serviço que oferece.

Focar o argumento no preço

Falar do preço do produto durante a interação de vendas não é interessante. Duas atitudes que dão muito errado são: falar do preço do concorrente ou negociar o valor do produto ou serviço com facilidade. Nas duas situações, o valor interno do seu produto é colocado em dúvida.

Não saber utilizar na prática o que aprende sobre vender

De nada vai adiantar buscar muitos conhecimentos sobre vendas, ver que eles são bons, mas não tentar colocá-los em prática na sua rotina de vendedor. Sempre que aprender alguma dica ou novo conhecimento sobre vendas, experimente-o na prática e tome notas sobre os resultados, sobre onde acertou e onde falhou, para entender o que pode ser melhorado ou mesmo se aquilo realmente se aplica ao seu contexto.

Agora que você sabe o que é vender e mais alguns detalhes sobre esse ato, se sente mais preparado para vender mais e melhor? Deixe um comentário com a sua opinião!