Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Você sabia que existem diferentes tipos de seguros de vida?

No Brasil é muito comum que trabalhadores tenham seguro de vida por serem oferecidos pela empresa ou por pressão dos bancos. Contudo, a maioria não sabe que existem diferentes tipos de seguros de vida e, nesse contexto, talvez adquirir um mais interessante para a sua situação seja melhor do que pagar por “qualquer um”.

Esse tipo de esclarecimento tem se tornado cada vez mais importante, considerando a necessidade de se assegurar quanto ao futuro diante de um contexto instável. Pensando nisso, vamos listar alguns dos tipos de seguros de vida a seguir. Confira!

Seguro de vida coletivo

O seguro de vida coletivo é um dos tipos de seguros de vida que vêm “no pacote” para o trabalhador. Eles são contratados por empresas, pelo sindicato, entidades de classe, clubes, associações e afins, cobrindo todos os participantes.

Suas coberturas, predominantemente, são limitadas e é o contratante o mediador entre o assegurado e a seguradora. Por outro lado, a taxa cobrada por esse seguro coletivo é bem pequena, o que faz com que muitos não questionem a sua adesão.

Tipos de seguros de vida individuais

Os seguros de vida individuais são provavelmente os menos conhecidos e contratados pelos brasileiros. Diferente dos coletivos, eles podem ser contratados de acordo com as características e necessidades do segurado, sendo que o preço também é calculado com base nisso.

Muitos imaginam que esses seguros cobrem apenas os casos de falecimento do titular, mas estão enganados. A seguir vamos apresentar alguns deles.

Seguro de vida resgatável

Dentre os tipos de seguros de vida, esse pode ser um dos mais interessantes para a maioria das pessoas, pois, nesse caso, após um período de carência, o valor pago pelo seguro pode ser resgatado parcialmente ou integralmente. No caso de resgate integral, obviamente, a apólice será anulada.

Seguro de vida temporário

Esse é um dos tipos de seguros de vida que também pode ser oferecido de maneira coletiva em casos de situações pontuais que ofereçam risco ao titular. Fora isso, ele é válido por um período de tempo determinado e pode ter valor estável ao longo do tempo.

Seguro de acidentes pessoais

Esse seguro é ideal para empreendedores que precisem ou desejem proteção caso fiquem incapacitados para o trabalho diante de incidentes.

Outras coberturas que podem ser oferecidas pelos diferentes tipos de seguros de vida

Já mencionamos que os diferentes tipos de seguros de vida, majoritariamente, podem ser acionados em caso de morte do titular para assegurar sua família diante de morte natural ou acidental.

Contudo, torna-se cada vez mais comum ofertas de seguros que oferecem outras coberturas, o que sempre deverá ser observado em contrato. Dentre elas estão:

– Invalidez Permanente Total ou Parcial por acidente (IPTA ou IPA);

– Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD);

– Invalidez Laborativa Permanente Total por doença (ILPD);

– Doenças Graves (DG);

– Diária de Incapacidade Temporária (DIT).

É importante que na escolha da contratação de uma modalidade dentre os variados tipos de seguros de vida, fique-se atento ao contrato da apólice, verificando o que ele cobre. Principalmente no caso de doenças, existem moléstias específicas que são cobertas.

Continue se atualizando sobre assuntos importante para o trabalhador seguindo o escritório Marcos Roberto Dias nas redes sociais!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: