Você conhece a jornada de compra e funil de vendas?

Se você está procurando saber mais sobre a jornada de compra e funil de vendas, já deve estar ciente de que o cliente passa por todo um processo antes de chegar ao vendedor. Conhecer mais sobre isso poderá ajudar a melhorar as vendas.

A jornada de compra e funil de vendas é o que faz com que vendedores e profissionais do marketing se aproximem em uma empresa. Mesmo que o estabelecimento no qual você trabalha não tenha uma equipe de marketing ou essa interação estratégica, esse conhecimento será útil para você. Saiba mais a seguir!

Entenda a jornada de compra e funil de vendas

A jornada de compra e funil de vendas, atualmente, apresenta diferentes abordagens, algumas muito cheias de detalhes técnicos. Você não precisa saber tudo isso para utilizar esse conhecimento e vender mais e melhor. Entender o princípio desses conceitos será o suficiente.

O fato é que a jornada de compra e funil de vendas estão relacionados. O funil de vendas é uma maneira gráfica e objetiva de classificar os diferentes momentos pelo qual passa um cliente, isto é, de tornar acessíveis as principais etapas de sua jornada de compra.

Parte-se do princípio de que os consumidores têm um comportamento previsível que, de maneira simplificada, ocorre da seguinte forma: diante de um problema, ele pesquisa mais sobre o assunto, até entender que existe um produto ou serviço que possa ajudá-lo. Então, ele começa a investigar sobre essa oferta, empresas que a oferecem até, por fim, filtrar os locais de interesse para adquirir o produto ou serviço.

Essas etapas são classificadas em:

Topo do funil: quando o cliente está fazendo pesquisas a fim de saber mais sobre possíveis soluções para o seu problema;

Meio do funil: quando o cliente está pesquisando sobre produtos relacionados a solução para o seu problema;

Fundo do funil: quando, já basicamente decidido a comprar o produto, o consumidor começa a definir onde ele irá adquiri-lo.

Resumidamente, é nisso que consiste a jornada de compra e funil de vendas. Você consegue localizar onde está o trabalho de vendedor? Está no fundo do funil! Isso não quer dizer que o cliente chegará pronto para você! Por isso, vamos esclarecer como esse conhecimento pode te ajudar.

Como o vendedor pode usar a jornada de compra e funil de vendas para uma melhor performance

Uma vez que você saiba a trajetória que o cliente tende a fazer antes de chegar até você, fica mais fácil iniciar um diálogo voltado para a venda. Procure saber, por exemplo, o que ele já sabe sobre o produto e sobre o problema para o qual busca solução.

Dessa maneira, além de ter um ponto de partida, você evitará ficar repetindo informações das quais ele já está ciente e poderá concentrar a negociação no que ele ainda não sabe sobre o produto.

Mais do que isso, você poderá surpreender o cliente antecipando seus desejos e necessidades, caso você consiga visualizá-las nas primeiras interações. Como isso é possível? A partir das suas pesquisas sobre o seu produto e mercado, seguindo o raciocínio do cliente, para utilizar no momento da venda.

Em resumo, a jornada de compra e funil de vendas te ajuda a entender mais o seu cliente e processo de vendas de uma maneira completa, pois ele começa antes que o cliente chegue até você!

Quando for o caso, também será possível estabelecer uma parceria melhor com a equipe de marketing, alimentando positivamente os setores. O que você acha desse assunto? Acredita que esse conhecimento seja útil para auxiliar nas vendas? Deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *