Vida financeira: 5 dicas para o vendedor prosperar

Uma vida financeira saudável pode ser alcançada pela maioria das pessoas, mesmo que os seus ganhos não sejam muito altos. O segredo está, em primeiro lugar, na organização e na consciência sobre a própria realidade financeira. A partir disso, é possível, inclusive, mudar de situação.

Para os vendedores, muitas vezes prosperar financeiramente pode ser um desafio ainda maior, por exemplo, no caso daqueles que recebem por comissão e que, portanto, tem os ganhos variáveis conforme os períodos mais ou menos fartos em vendas.

Contudo, é perfeitamente possível lidar com isso. Veja as dicas a seguir para que você possa se organizar e lidar melhor com as próprias finanças.

1. Evite o crédito na sua vida financeira e pague suas dívidas

O crédito é uma ilusão que permite a realização de muitos desejos imediatos pelas pessoas. Infelizmente, é comum que um indivíduo só tome consciência de que na realidade não tem aquele dinheiro que lhe é concedido como limite de crédito quando está endividado, e nada pior para a vida financeira do que isso.

Por quê? É simples: porque as dívidas te desorganizam e fazem com que você acabe pagando mais caro pelo que consome devido aos juros. Sendo assim, a primeira medida para prosperar financeiramente é cortar o crédito ao máximo e gastar apenas o que tem.

2. Estabeleça objetivos financeiros

Para prosperar em qualquer área na vida é preciso ter uma meta, uma motivação, e com a vida financeira não é diferente. Você precisa ter em mente objetivos palpáveis de acordo com o seu contexto atual. Comece com coisas simples, como pagar as suas dívidas, e depois progrida gradualmente para objetivos mais elevados.

3. Monitore seus ganhos e planeje seus gastos

Mesmo no caso dos vendedores que recebem comissão e, portanto, lidam com um salário variável a cada mês, sempre existe alguma tendência ou valor mínimo que permite previsão. Para se organizar financeiramente, monitore e analise como funcionam os seus ganhos.

Em seguida, entenda como esses ganhos respondem às suas necessidades primordiais, isto é, aquelas que estão relacionadas à subsistência e o que sobra para outros fins. Planeje quantidades para cumprir com o que precisa, de modo a evitar imprevistos desagradáveis que poderão te desorganizar financeiramente.

4. Tenha uma reserva de emergência

Acabamos de falar no quanto os imprevistos podem jogar por terra a organização financeira. Portanto, ter uma reserva de emergência é uma medida chave para prosperar financeiramente. Reserve uma parte do seu salário para alimentar esse fundo de emergência.

5. Guardar dinheiro é fundamental para a vida financeira prosperar

Mesmo que você não tenha objetivos muito ambiciosos, guardar uma quantia de dinheiro irá te ajudar a realizar alguns planos ou, simplesmente, se assegurar nos momentos mais complicados. É indicado que se reserve pelo menos 10% do salário mensalmente de uma maneira que esse dinheiro não fique acessível com facilidade. Assim você realmente terá chances de melhorar a sua condição financeira no futuro a partir de investimentos, ou simplesmente aplicar esse esforço na sua qualidade de vida.

Essas são algumas dicas para que o vendedor possa prosperar a vida financeira. Aparentemente é tudo muito simples, mas a verdade é que essas atitudes bastante práticas precisam de muita disciplina e força de vontade até que se tornem um hábito. Você está pronto para isso? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *