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Vendedor: As piores frases para dizer ao cliente

Por Marcos Roberto Dias

Você já ouviu a máxima “o cliente tem sempre razão”? Ela é muito usada por diversas pessoas e empregada principalmente no meio comercial. A empresa pode até discordar, desde que faça isso com educação. Algumas frases e expressões devem ser evitadas pelo vendedor em nome de uma boa relação com o possível comprador. Neste post, separamos alguns exemplos. Confira:

Frases que nenhum vendedor deve falar para o cliente

“Não temos”

Essa é uma das piores respostas que um vendedor pode dar a alguém. Após receber essa resposta negativa, o possível comprador vai simplesmente em busca do produto desejado em outra loja. Para não destruir uma possível relação de compra, o vendedor precisa ter jogo de cintura. Pense em cada pessoa como uma oportunidade única de fazer um bom negócio. Mesmo que o produto que ela inicialmente procure não esteja disponível, ofereça outro que seja similar. Se houver recusa, a empresa deve solicitar o contato do cliente e avisá-lo quando o item chegar.

 “Não sei”

Todo cliente espera que o vendedor saiba tudo, não apenas sobre o produto que ele quer, mas sobre toda a empresa. Mesmo que isso não aconteça, dizer o contrário faz com que ele perca a confiança. E como esse é um fator fundamental para a finalização da compra, o vendedor deve demonstrar que pode, pelo menos, tentar resolver a dúvida do possível comprador.

 “Não posso fazer nada”

Essa frase anuncia a perda automática de um cliente. Sempre há algo que se possa fazer, mesmo que não resolva completamente o problema da pessoa. O esforço, no entanto, vale muito a pena. Dessa forma, mesmo que na pior das hipóteses o cliente não compre nada, ele não sairá com uma má impressão do vendedor e da empresa.

“Isso é culpa do fabricante”

Passar o problema adiante de forma alguma é uma atitude elogiável. A relação do cliente é diretamente com o vendedor, e não com quem produziu o produto. Novamente, o esforço aqui pode fazer a diferença. A empresa deve fazer o que for possível para solucionar qualquer problema.

“Essa é a política da empresa”

Essa frase pode iniciar uma verdadeira guerra entre o cliente e a empresa. Cruzar os braços diante de um problema mostra que o vendedor não tem interesse algum na satisfação do possível comprador. Como representante da imagem da empresa, deve-se propor um diálogo, mesmo que isso inclua chamar o gerente ou outro superior. Educação e inteligência são fundamentais mesmo quando o cliente não tiver tanta razão assim.

“Esse produto não se encaixa no seu orçamento”

Independentemente do valor que o cliente disse que pode pagar, tratá-lo como alguém que não possa comprar algo causará um grande desconforto. Desde que se encaixem nas necessidades dos clientes, o vendedor não deve deixar de mostrar os produtos, mesmo que sejam mais caros. A decisão de compra deve vir de quem está querendo realizá-la.

“Você está errado”

Essa é uma das piores frases para dizer ao cliente. Mesmo que a culpa não seja da empresa ou do empregado, o cliente não deve ser culpado. Caso haja algum problema, o vendedor deve manter a calma e sempre tentar conversar de forma respeitosa.

Essas são algumas das piores frases que o vendedor deve evitar dizer ao cliente. Esse relacionamento deve ser sempre baseado no respeito e bom senso. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente.