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Vendedor: Dicas para conquistar o cliente e vender mais

Por Marcos Roberto Dias

Os clientes fiéis são a melhor forma de divulgar a qualidade dos produtos e do vendedor de uma marca. Além disso, geralmente representam a maior parte das vendas. Por isso, encantar o comprador é fundamental para o sucesso de uma empresa. Neste post, separamos algumas dicas para conquistar uma boa clientela e vender sempre mais. Confira:

Estude o mercado

Um bom vendedor tem total conhecimento sobre o mercado no qual está inserido. É preciso conhecer a fundo o setor e saber também quais as características dos concorrentes. Dessa forma, é possível construir uma estratégia de sucesso para atrair e conquistar mais compradores, fidelizando a clientela e atraindo reconhecimento para a marca.

Conheça o seu público-alvo

Para conquistar mais clientes é necessário conhecê-los. Saber quais as principais características, os problemas, as necessidades e o estilo de vida do possível comprador é fundamental para que você o compreenda e consiga realizar um atendimento de qualidade. Quem enxerga o cliente como um ser humano tem mais chances de obter sucesso nas vendas.

Comunique-se bem

O sucesso de uma venda tem mais relação com o que se vende do que com o que está sendo vendido. Dessa forma, é importante que o vendedor se veja como um verdadeiro comunicador, sabendo falar com clareza e apresentando as respostas que o cliente precisa. Qualquer demonstração de despreparo ou desconhecimento pode ser prejudicial.

Seja um vendedor diferenciado

É comum ver empresas diferentes vendendo os mesmos produtos ou serviços. Os preços praticados também costumam ser praticamente iguais. Para atrair clientes fiéis, no entanto, o vendedor precisa de um diferencial no mercado. Seja o carisma, as condições de pagamento, o pós-venda ou outro fator. É fundamental se destacar em relação aos concorrentes.

Crie vínculos

A criação de um vínculo entre a marca e o cliente é de extrema importância para a fidelização. Isso porque a efetivação da venda não significa o fim do processo. Brindes, promoções e presentes criam um gatilho mental nas pessoas e fazem com que elas se lembrem com mais facilidade  do seu serviço ou produto. Um simples cartão de visitas pode proporcionar o mesmo efeito. Use a sua criatividade (e capacidade).

Valorize os clientes fiéis

Os clientes que já são fidelizados compram com frequência e representam grande parte do faturamento de uma empresa. O custo para mantê-los é bem menor que o necessário para atrair e fidelizar um novo comprador. Por isso, eles merecem tratamento diferenciado. Invista em ações como descontos e condições exclusivas. Lembre-se que eles serão os melhores promotores dos produtos ou serviços da sua empresa.

Monitore os resultados

Uma equipe focada em resultados sempre monitora a estratégia, isso permite a otimização constante do processo de vendas por meio da análise dos resultados de cada ação. Quanto maior o monitoramento, melhor você conhecerá o seu público e mais eficaz se tornará a sua estratégia para atrair e fidelizar compradores.

Agora que você já conhece algumas dicas para conquistar mais vendas, que tal colocar em prática? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo.