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Venda mais caro que a sua concorrência

Por Marcos Roberto Dias

Quem entende de vendas sabe que o preço não é o principal fator determinante para a decisão de compra da maioria dos clientes. A palavra-chave para conquistar os clientes de hoje em dia é: agregar valor. Isso porque com a expansão do mercado e possibilidades diversas de produtos semelhantes, o consumidor entende sua importância e se torna mais exigente. Ele busca ser valorizado e realizar uma negociação que o beneficie tanto na experiência de compra quanto no usufruto do produto. Com isso em mente, confira nossas dicas para que você venda mais caro que a concorrência e tenha sucesso com seus resultados!

Identifique e liste os pontos fortes do seu estabelecimento

É possível que você venda mais caro que a concorrência, desde que você consiga justificar isso. Sendo assim, conhecer detalhadamente os pontos fortes do seu espaço é fundamental: porque a sua loja vende mais caro? Tente responder essa pergunta. Alguns pontos que você pode observar são: localização, infraestrutura, atendimento, garantia, reputação e outros diferenciais.

Pesquise minuciosamente a concorrência

Não é que você vá falar da concorrência para o seu cliente, pois esse tipo de estratégia pode ter efeitos negativos se não for muito bem executada. Contudo, ao conhecer o seu concorrente você poderá fazer um paralelo entre o que ele oferece e o que você pode oferecer melhor. Esse recurso permitirá que você venda mais caro que o concorrente sem precisar fazer malabarismos, pois saberá exatamente o que você pode ter que ele não tem!

Conheça profundamente os produtos que vende

Outro fator fundamental para ter sucesso em vender produtos mais caros é conhecer detalhadamente o produto e desenvolver uma forma prática e clara de transmitir essas informações ao cliente. Você deve saber o máximo possível, inclusive em nível técnico, mas na hora de falar com o potencial comprador, deve demonstrar para ele como que essas características do produto trarão benefícios no dia a dia.

Elabore uma argumentação sólida e esclarecida

É possível, a partir dos conhecimentos que você adquiriu pesquisando a concorrência e o seu próprio estabelecimento, fazer comparativos que criem imagens argumentativas potentes para os consumidores. Por exemplo: para produtos diferentes, você pode fazer com que ele perceba que pagar mais é interessante pela maior durabilidade, qualidade, prazer, etc. Para produtos iguais, inclusive na marca, o foco do diferencial deve ser no seu estabelecimento: atendimento diferenciado, forma de pagamento, segurança, garantia, suporte em todos os momentos da venda, dentre outros.

Ofereça um atendimento digno de rei

Se você vende um produto mais caro, é provável que deseje atrair os clientes dispostos a pagar por isso. O mínimo que quem paga mais caro quer, é ser muito bem atendido. O cliente precisa se sentir bem recebido, confortável e amparado em suas necessidades. Agilidade e transparência também são diferenciais para atrair clientes exigentes. Todas essas qualidades devem acompanhar o processo de negociação até o pós-venda.

Como ficou claro nessas dicas, o segredo para que você venda mais caro que a concorrência e tenha sucesso em seus resultados é demonstrar a partir, principalmente, das atitudes de venda, que não apenas o seu produto vale o que é pedido por ele, mas que todo o funcionamento do estabelecimento e a forma com que ele se relaciona com o consumidor faz com que valha a pena escolher comprar nesse lugar e não em outro.

Se você deseja continuar a busca por mais conhecimentos para se tornar um vendedor excepcional, confira o nosso artigo: FIDELIZAR CLIENTES: APRENDA A NEGOCIAR COM CADA PERFIL.