Você conhece o sindicado dos trabalhadores do comércio?

Uma pessoa pesquisando no notbook sobre o sincato dos trabalhadores do comércio

Ainda que atualmente a taxa sindical não seja obrigatória, existem muitos que pagaram ou ainda pagam por ela sem saber, exatamente, o que isso lhes dá direito. Para você que é vendedor, por exemplo, é importante conhecer o sindicato dos trabalhadores do comércio.

A verdade é que ser vinculado a um sindicado pode oferecer vantagens diversas, para além das questões trabalhistas. Aqui nós vamos falar um pouco sobre o assunto para que você amplie seus conhecimentos sobre esse órgão.

O sindicato dos trabalhadores do comércio tem bases territoriais

A primeira coisa que você deve saber sobre o sindicato dos trabalhadores do comércio é que ele tem bases territoriais. Isto é, existem diferentes unidades cujos recursos oferecidos são bastante variáveis.

Sendo assim, ao falarmos desse sindicato, é preciso entender que não existe um padrão absoluto e padronizado que permita uma generalização. Nesse artigo, tomamos por base as unidades localizadas em Belo Horizonte e alguns municípios da região metropolitana, para que você saiba um pouco sobre as possibilidades do que é oferecido por esses espaços.

Quem tem direito a se filiar ao sindicato dos trabalhadores do comércio?

Algo que todas as unidades desse sindicato tem em comum se refere a quem pode se filiar. No caso, apenas quem trabalha no comércio como empregado tem esse direito. Os dependentes do trabalhador também poderão ser cadastrados na adesão, para usufruir de determinados benefícios oferecidos pelo sindicato.

Geralmente, os documentos solicitados para esse cadastro são:

— Carteira Profissional atualizada;

— Cartão do PIS;

— CPF;

— Carteira de Identidade;

— Comprovante de residência com CEP;

— Proposta para admissão preenchida e impressa.

— Documento dos dependentes

Ao que se tem acesso ao se filiar ao sindicato dos trabalhadores do comércio?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que se filiar a um sindicato é uma maneira de fortalecer a sua categoria. Esse órgão será responsável por lidar de maneira coletiva com a busca do aprimoramento dos direitos do trabalhador da área comercial. Sendo assim, a participação pode ser interessante, inclusive para cobrar atitudes do sindicato quando for pertinente.

Ademais, como já mencionamos, os benefícios oferecidos pelo sindicato dos trabalhadores do comércio variam conforme a unidade, que está associada a determinado território. De modo geral, encontramos nesses sindicatos serviços como:

— Assistência Jurídica relacionada aos direitos trabalhistas;

Atendimento médico para associados e dependentes;

— Atendimento odontológico;

— Orientação em direito previdenciário;

— Agência de Empregos;

— Restaurante do Comerciário;

— Espaços de lazer, como clubes e pousadas;

— Parcerias e descontos especiais em clínicas e outros estabelecimentos;

— Qualificação;

— Atendimento psicológico;

— Recolocação profissional.

Como você deve ter percebido, o sindicato dos trabalhadores do comércio pode oferecer diversas vantagens para além da sua função essencial. Se você está interessado a se filiar deverá conferir qual sindicato atende à sua região e entrar em contato.

É importante lembrar que essa participação envolve uma taxa, que deverá também ser conferida com o sindicato de referência. Para continuar se informando sobre assuntos de interesse do vendedor e sobre direitos trabalhistas, acompanhe o escritório Marcos Roberto Dias nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *