Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Existem alguns benefícios que são pouco conhecidos dos trabalhadores e, por isso, muitas vezes, eles sequer sabem que tem um direito negligenciado. O salário família é um desses direitos que não são muito difundidos, mas trata-se de um auxílio que pode fazer a diferença para alguns empregados. Contudo, é preciso entender quem tem direito ao salário família antes de exigir isso da empresa. Isso quer dizer que não se trata de um benefício universal, mas de um direito que apresenta algumas condições para que seja concedido ao trabalhador. A seguir, vamos te explicar o que é esse benefício, para quem ele é destinado e outras informações úteis. Acompanhe!

O que é o salário família?

O salário família, apesar do nome, não é exatamente um salário. Trata-se de um benefício do INSS para trabalhadores considerados de baixa renda que tenham filhos menores de 14 anos, como uma espécie de complemento à remuneração. Ele geralmente é recebido junto ao salário e automaticamente solicitado pela empresa quando o empregado se enquadra como beneficiário. Contudo, existem outros requisitos e detalhes para além da idade dos filhos que determinam quem tem direito ao salário família. Vamos ver quais são.

Quem tem direito ao salário família?

Todo empregado, inclusive empregados domésticos, que recebe um salário abaixo do valor da tabela de salário-família vigente e tem filhos até 14 anos de idade, ou filho com deficiência, podem receber esse benefício. Aposentados que se enquadrem nessas mesmas condições também se encontram entre quem tem direito ao salário família. No entanto, além desses requisitos, assim como no caso do Bolsa Família, o beneficiário deverá cumprir e comprovar alguns cuidados básicos em relação aos filhos: – Vacinar os filhos de até 6 anos de idade regularmente, conforme calendário previsto. O cartão de vacina ou documento de igual valor que comprove o cumprimento deste requisito deverá ser apresentado a cada 1 ano. – Comprovar frequência escolar dos dependentes que tenham entre 7 e 14 anos de idade. A comprovação de frequência da criança deverá ocorrer a cada seis meses.

Qual o valor do salário família?

Como mencionamos, o salário família é um benefício para auxiliar trabalhadores de baixa renda. Para saber exatamente qual o valor a receber deve-se consultar a tabela vigente e identificar qual o valor unitário da quota por filho. Esse valor é reajustado anualmente.

Como solicitar o salário família?

Quem tem direito ao salário família e, ainda assim, não está recebendo o benefício, deverá requerê-lo ao próprio empregador. Embora seja um valor simbólico, para certos trabalhadores o salário família pode fazer uma grande diferença e, ademais, se trata de um direito, caso ele se enquadre nas condições mencionadas. Agora que você se atualizou sobre o assunto, resta alguma dúvida sobre quem tem direito ao salário família? Você pode se informar melhor sobre este e outros assuntos relacionados aos direitos do trabalhador conhecendo o site do Escritório Marcos Roberto Dias. Confira!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: