Quando é a hora de um vendedor mudar de emprego?

Mudar de emprego, para muitas pessoas, não é uma decisão fácil, principalmente em um cenário no qual o desemprego é uma realidade para muitos. Contudo, permanecer em um trabalho apenas para garantir a subsistência tampouco é fácil e pode até mesmo resultar em uma demissão.

Nesse contexto, a maneira mais efetiva de lidar com a situação de insatisfação com o emprego é analisar o que realmente está acontecendo e, se for o caso de fazer uma mudança, planejá-la antes para evitar que ela se transforme em um problema ainda mais grave que o anterior.

A seguir vamos falar mais sobre o assunto para que você entenda quando é o momento ideal para um vendedor mudar de emprego e como fazer isso com sucesso.

Quando é o momento de mudar de emprego?

Uma coisa que podemos afirmar, por mais estranho que possa parecer, é que nem sempre o momento de mudar de emprego é quando você acha que quer isso. É comum que as pessoas, por motivações paralelas, acabem desejando transformar certas coisas na vida e o emprego é uma delas.

Mas, quando esse sentimento passa, muitas das escolhas que teriam sido feitas sobre esse efeito perdem o sentido. Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda que a mudança de emprego deve acontecer quando o desejo é persistente e você encontra nele motivações relacionadas ao trabalho que justifiquem essa sensação.

Alguns dos fatores que podem indicar que realmente está na hora do vendedor mudar de emprego são:

– Seus esforços não recebem qualquer tipo de reconhecimento pelo empregador;

– A remuneração é insuficiente em comparação a quanto você trabalha;

– O seu ambiente de trabalho é tóxico e está afetando negativamente a sua vida pessoal;

– Sua carreira está estagnada mesmo que você tenha iniciativas voltadas ao crescimento;

– Você não tem feedbacks do seu trabalho e não faz ideia do seu posicionamento na empresa.

Se você está desanimado com o seu trabalho e algum desses motivos está presente, ou ainda outros semelhantes, então provavelmente é verdade que está na hora de se movimentar! Todavia, não se deve fazer isso da noite para o dia, para que você não acabe se prejudicando.

O que avaliar antes de decidir mudar de emprego?

A primeira coisa que você precisa avaliar antes de mudar de emprego nós já explicamos: se essa vontade é persistente e encontra base nas suas experiências como profissional. Se você chegou à conclusão de que é isso mesmo, precisa analisar também como fazer isso para não acabar ficando desempregado ou em situação complicada.

Alguns fatores importantes que você deve verificar antes de concretizar essa decisão, isto é, pedir demissão do seu trabalho, são:

 – O cenário econômico, que não é definitivo, mas é muito importante, pois demonstra qual a probabilidade de que você encontre um novo trabalho melhor do que o anterior;

– O seu plano de carreira, afinal, você quer mudar de emprego para melhorar, certo? Então tenha um plano, um objetivo em mente e entenda o que é preciso fazer para alcançá-lo antes de dar a largada;

– Conheça empresas nas quais gostaria de trabalhar e pesquise sobre elas. Tenha certeza de que tem chances de consumar a mudança indo para um lugar e uma condição de trabalho melhores do que aquelas que decidiu abandonar.

Mudanças são importantes e na vida profissional elas podem proporcionar uma verdadeira revolução. No entanto, se elas não forem bem pensadas, você corre o risco de, em pouco tempo, se descobrir em um contexto semelhante ou pior do que o que decidiu transformar. Por isso, prepare-se bem antes de mudar de emprego e tenha certeza de que está mudando para melhor.

Você teria algo a acrescentar a esse assunto? Deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *