Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Por que você deve saber quais são as funções de um vendedor?

Você trabalha como vendedor para uma empresa? Então, é fundamental que saiba quais são as funções de um vendedor, assim como qualquer pessoa deve saber muito bem qual a função da sua ocupação. Saber bem sobre o que estamos fazendo nos permite investir para melhorar enquanto profissionais e evitar cair em situações prejudiciais. Falaremos mais sobre o assunto.

Se você souber quais são as funções de um vendedor poderá ser um profissional melhor

Conhecer suas funções permite que você desenvolva as competências necessárias para ser melhor no que faz e, portanto, tenha mais sucesso em sua carreira profissional. No caso da função de um vendedor, podemos pensar nos seguintes tópicos:

– O profissional deve ser capaz de identificar o produto certo para cada cliente, a partir do material promocional disponível;

– Ele deve dominar as informações sobre os produtos vendidos, sabendo falar com maestria sobre seus benefícios e utilidade para o cliente;

– É necessário que ele tenha capacidade de persuasão para convencer o cliente que aquilo que ele oferece é melhor que a concorrência e vale o preço cobrado;

– Ele precisa ser sensível às oportunidades de venda conforme o seu ambiente e os sinais demonstrados pelo cliente;

– O vendedor deve, ainda, conhecer bem os processos relacionados a sua área comercial, para atender e orientar o cliente até o fechamento da compra.

É claro que esses tópicos não resumem todas as funções de um vendedor, mas permitem ter uma noção do que ele faz e das qualidades necessárias para fazer isso bem. A capacidade de autoavaliação e desejo de melhorar também acompanharão uma boa carreira profissional. Contudo, não é apenas por isso que é importante conhecer suas atribuições profissionais.

Se você consegue distinguir o que configura ou não a função de vendedor, identificará situações irregulares no trabalho

A outra razão pela qual é importante conhecer quais são as suas funções como vendedor é identificar quando estiver vivendo situações de acúmulo ou desvio de função. Ser um bom vendedor, disponível e dedicado ao trabalho, não quer dizer ultrapassar suas atribuições sem o devido acréscimo salarial por elas.

Você deve saber que sua função é atender o cliente, apresentar o produto, executar estratégias de venda e levar a negociação à consumação. Qualquer coisa que ultrapasse isso, como fiscalização e inspeção de produtos, limpeza, organização do estoque, caixa, dentre outras atividades, não são pertinentes ao cargo de vendedor, configurando em desvio ou acúmulo de função, de acordo com a forma com que é solicitado que você as execute.

Saiba que a previsão de acréscimo para os casos de exercer funções de inspeção e fiscalização quando se é vendedor é regulamentada pela lei 3.207/57 e, embora a CLT não preveja especificamente sobre as outras situações, elas poderão ter a correção pela justiça se for identificado má-fé ou abuso por parte do empregador.

Esses são os principais motivos que conferem importância ao conhecimento sobre a sua própria profissão e, como você deve ter percebido, essa informação pode te tornar um melhor profissional e um cidadão mais atento aos próprios direitos, capaz de exigi-los. Também é fundamental que você tenha ciência do seu contrato de trabalho e acordos coletivos no que diz respeito aos direitos trabalhistas.

O que você pensa sobre esse assunto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: