Objeções de vendas: aprenda a contorná-las

Vender é induzir um cliente a comprar algum produto ou adquirir um serviço, logo o vendedor tem a missão de oferecer a solução para o comprador, porém, muitas vezes eles têm que lidar com as objeções de vendas e não sabem como agir diante desta situação que é comum na vida dos vendedores.

Neste texto vamos mostrar algumas técnicas para você vendedor adotar no momento das contestações em cima do seu produto ou serviço. Não deixe de conferir!

Como agir diante das objeções de vendas?

Os vendedores devem estar atentos quanto a alguns sinais que os clientes transparecem, por exemplo, se ele faz várias perguntas sobre algum produto, claramente isso quer dizer que ele está interessado, contudo, o vendedor deve estar apto para responder todas as perguntas.

As objeções de vendas estarão constantemente presentes na vida comercial, entretanto, existem algumas dicas para os vendedores inverterem essa situação.

Fale menos, ouça mais

Se o cliente está procurando algum produto, certamente ele terá algo a dizer sobre, portanto cabe ao vendedor saber responder à altura todas as dúvidas do seu comprador. Quanto mais você ouvir, mais vai saber sobre o cliente e tudo aquilo que ele precisa.

Não enfrente o seu cliente

Se o seu comprador apresentar uma discordância sobre o seu produto, nunca diga que ele está errado. Procure mostrar que você está ouvindo atentamente, mas caso não concorde com o que ele está dizendo, diga algo como: – “Entendi o seu ponto de vista, mas veja por esse outro lado”.

Essa técnica é muito válida, já que discordar de um cliente pode criar um clima ruim e na perda imediata da venda. Um vendedor deve saber resolver os problemas.

Não force a venda, atraia uma boa oportunidade de negócio

Mostrar que sabe tudo sobre o produto de maneira arrogante não é o caminho certo para a realização de uma venda. O vendedor deve, antes de tudo, saber conversar com o seu cliente, mostrando então todas as vantagens e benefícios que a mercadoria pode oferecer e, caso apareça objeções, saber trabalhar o cliente, de modo a mostrar que a solução da mercadoria é eficaz para resolver o seu problema. Esse é o melhor caminho para atrair uma boa oportunidade de negócio.

Exemplos de objeções de vendas mais comuns

  1. “Me liga depois”- O vendedor deve saber que, ou o cliente realmente não podia falar naquele horário, ou ele não vê valor em ter uma conversa com ele. Os melhores caminhos diante desta situação são:
  • Perguntar o melhor horário para retornar a ligação;
  • Checar se a pessoa está realmente interessada no produto.

2. “Seu produto está muito caro”- Os clientes podem dizer isso devido a má condição financeira ou então por querer desconto no produto. Nesta situação o ideal é:

  • Dizer para o cliente que a empresa estará sempre de portas abertas para recebê-lo, caso ele se interesse pelo produto;
  • Caso o produto já esteja com desconto, o ideal é mostrar ao cliente que o produto vale o preço e que ele não vai se arrepender. Se ainda não possui uma redução, ele deve fazer um novo orçamento para tentar converter o cliente.

3. “Preciso de mais tempo para pensar”- Isso acontece devido o cliente possuir dúvidas a respeito do produto. O vendedor deve:

  • Perguntar para o cliente sobre o que ele precisa pensar e se restaram dúvidas durante o desenvolvimento da negociação.

E você, conte-nos quais as objeções de vendas mais comuns que enfrenta no momento das suas vendas! Deixe-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *