O que fazer para vender mais e com qualidade?

Por diversas razões, a exemplo do trabalho por comissão, metas estabelecidas pela empresa e afins, a principal pergunta dos vendedores era o que fazer para vender mais. Essa ainda é uma necessidade e um conhecimento importante para esses profissionais. Contudo, hoje em dia o vendedor não precisa apenas vender mais: precisa vender melhor!

O vendedor que as empresas e os clientes valorizam atualmente é aquele que, além de vender, faz com que o cliente se torne um parceiro da marca. Ele transforma os clientes em “vendedores”, engajando-os na indicação, divulgação e defesa da empresa, com a qual passam a se identificar.

Sendo assim, a profissão de vendedor passa a ter um duplo desafio, ao mesmo tempo em que se torna mais importante e estratégica para as empresas. A seguir, vamos oferecer algumas dicas para que você saiba o que fazer para vender mais e com qualidade, de modo a se valorizar como vendedor!

Selecione os clientes para os quais irá vender

Para vender mais, não se pode perder tempo com quem demonstra sinais de que não está disposto a fechar negócio. Mais do que isso, existem clientes que não possuem perfil para consumir um determinado produto, por exemplo, porque não atenderá às suas expectativas.

Um vendedor excelente será capaz de identificar essa situação e até mesmo desencorajar o cliente a comprar quando for o caso. Por quê? Porque assim ele vende melhor, evitando inadimplência, insatisfação posterior com o produto, dentre outros problemas.

Sorria e tenha empatia

Você já percebeu o efeito de um sorriso nas mais diversas situações? É surpreendente como algo tão simples pode desarmar uma pessoa e fazer com que ela se abra. No atendimento em vendas, sorrir é fundamental. Mas deve ser um sorriso honesto.

Por isso, colocamos a empatia junto ao sorriso dentre as dicas sobre o que fazer para vender mais e melhor. É a empatia que irá te ajudar a desejar ser simpático e agradável com o consumidor, como você provavelmente gostaria que fossem com você na posição de cliente.

Mais do que isso, também te permitirá enxergar o lado do cliente na negociação de venda. Essa sensibilidade auxiliará tanto a identificar quando não se trata de uma boa venda, quanto como direcionar a negociação para realmente resolver o problema do consumidor.

Faça perguntas e evite clichês

Um dos segredos sobre o que fazer para vender mais e com qualidade é sempre fazer perguntas. Essa é a única alternativa para conhecer o cliente, de modo a oferecer exatamente o que ele precisa, argumentar corretamente e direcionar a conversa para o fechamento das vendas.

Quando um vendedor não faz perguntas, a tendência é que ele comece a “soltar” diversos clichês de vendas, afinal, ele não saberá para quem está vendendo ou porquê!

Conheça bem a sua empresa para saber o que fazer para vender mais e com qualidade!

Prestar a atenção no funcionamento da sua empresa, valores, capacitações e treinamentos oferecidos é fundamental para vender mais e melhor. Afinal, é assim que você terá um conhecimento prévio sobre os produtos, metas, objetivos da empresa e do cliente certo para ela. Sendo assim, aproveite cada oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre o seu nicho de vendas!

Essas são algumas dicas sobre o que fazer para vender mais e com qualidade. Na sua experiência, você já utilizou algumas dessas sugestões? Conhece outras alternativas? Compartilhe suas opiniões e vivências com outros leitores nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *