O que faz um consultor de vendas? Saiba mais sobre essa profissão!

Se você está se perguntando sobre o que faz um consultor de vendas, é possível que esteja pensando em seguir essa profissão. Neste caso, você está no caminho certo, pois um dos primeiros passos para ingressar e ter sucesso em uma carreira é conhecer melhor sobre ela e entender o que ela oferece.

Podemos dizer, de um modo geral, que um consultor de vendas é um vendedor que se destaca, que ama vender e tem certa competência empreendedora. Esse profissional é cada vez mais demandado pelas empresas, uma vez que os modos de relação com o cliente também estão mudando.

Vamos falar mais sobre o assunto para que você possa entender melhor o que é essa profissão.

O que faz um consultor de vendas?

Você irá se surpreender com a resposta sobre o que este profissional faz por que, na verdade, ele é em primeiro lugar um vendedor, isto é, o que o consultor de vendas faz é: vender! O diferencial está no modo com que ele realiza isso e em relação aos clientes com os quais se relaciona.

A diferença entre o trabalho de vendas e consultoria em vendas é o que o segundo caso demanda uma maior habilidade de gestão e autonomia, pois lida-se com clientes e vendas robustas. O consultor de vendas é o braço direito do gestor e representa a empresa. Deve saber apresentar os produtos que vende com primazia e ter muita habilidade de persuasão. Podemos listar como as principais atividades dessa profissão:

Atender o cliente pessoalmente ou a partir de outros meios;

— Realizar e manter o cadastro de clientes;

— Apresentar os produtos e esclarecer sobre as especificidades deles para os clientes;

— Tirar as dúvidas apresentadas pelo consumidor;

— Providenciar os pedidos de compra;

— Negociar demandas e preços;

— Realizar o contato com matriz e filiais;

— Enviar amostras de produtos para clientes;

— Emitir propostas comerciais;

— Preencher notas fiscais;

— Elaborar relatórios e análises;

— Dar suporte para representantes comerciais.

Como você deve ter percebido, muitas atividades administrativas envolvem o que faz um consultor de vendas, além da venda em si, por isso suas habilidades precisam ser diferenciadas. Vamos falar um pouco das competências necessárias para um consultor de vendas.

Será que você tem o perfil do consultor de vendas?

Já explicamos o que faz um consultor de vendas, agora precisamos entender quais as principais características que um profissional precisa desenvolver para estar apto a esse cargo. Brevemente, podemos dizer que o consultor deve apresentar as seguintes qualidades:

— Flexibilidade e resiliência para lidar com as mudanças;

— Capacidade de tomar decisões;

— Ser autoconfiante e conseguir transmitir isso;

— Ter habilidade para negociar e persuadir;

— Saber lidar com pessoas de diferentes perfis;

— Conseguir trabalhar sob pressão;

— Ser organizado e hábil para o planejamento;

— Apresentar raciocínio prático e aplicável para resolução de problemas;

— Gostar e ter habilidade para trabalhar em equipe;

— Conseguir estabelecer prioridades;

— Ter um amplo senso de responsabilidade e autonomia.

É claro que cada empresa, diante das amplas possibilidades de mercado que englobam a atividade de um consultor de vendas, apresentará algumas características diferenciadas necessárias ao candidato para esse cargo. Agora que você sabe o que faz um consultor de vendas e qual o seu perfil, conte para nós: o que achou dessa profissão? Seria uma boa alternativa para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *