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O que faz seu cliente não fechar a venda?

Por Marcos Roberto Dias

Fechar um grande volume mensal de vendas é o objetivo de qualquer vendedor. Além de ajudar no rendimento da empresa, ter bons resultados significa aumento da remuneração no fim do mês para os empregados que recebem comissão. Muitos vendedores, porém, têm dificuldade de finalizar as vendas. O problema pode estar em algumas ações do vendedor, ou na falta delas. Afinal, o que faz seu cliente não fechar a venda? Saiba quais são os erros mais comuns e como corrigi-los neste post!

O que faz seu cliente não fechar a venda?

Falta de preparo para a venda

Qual é o perfil de cliente do seu produto? Você sabe do que ele gosta, o que procura, quais os desejos e objetivos? Um bom vendedor é aquele que busca estar cada vez mais próximo do público-alvo. Por isso, ele pesquisa, treina e se aperfeiçoa. Boa parte disso deve ser incentivado pelo empregador, mas a parte prática cabe apenas a você. Esteja sempre preparado para atender, mesmo que em situações adversas. Problemas também podem fazer parte da rotina de vendas, e você precisa estar pronto para enfrentá-los.

Falta de conhecimento sobre o produto

Se o cliente tem uma dúvida sobre o produto e o vendedor não consegue esclarecê-la, como ele pode perceber confiança e credibilidade para fechar a venda? É preciso ter total conhecimento sobre o produto, saber todas as suas características, vantagens e benefícios. Mais que um produto, é preciso vender uma experiência. Isso justifica tanto o preço quanto o fato de que ele é a escolha certa para solucionar o problema do cliente.

Desconsideração quanto a concorrência

Em um mercado no qual vários produtos similares competem entre si, são os detalhes que fazem toda a diferença. Para o cliente, fechar um negócio fica muito mais vantajoso quando há concorrência. Já para o vendedor, é essencial saber qual o diferencial do seu produto e no que ele é melhor que a concorrência. Esteja atento ao que as outras empresas estão fazendo e busque sempre melhorar.

Falta de compreensão

Mesmo conhecendo o público-alvo do seu produto, é fundamental saber que nem todo cliente é igual. Alguns têm a intenção inicial de sondar preços e acabam se interessando pelo produto. Outros querem uma solução rápida, sem muita pesquisa. Existem, ainda, casos comuns de bloqueio que acabam paralisando o cliente que está prestes a fechar o negócio. Pressioná-lo de forma errada vai fazer com que ele acabe desistindo de comprar o produto. É preciso compreender cada perfil e saber como lidar.

Atendimento focado apenas em produtividade

Ver o cliente apenas como um cifrão é um dos maiores erros de um vendedor. Aumentar a produtividade e conseguir bons resultados é muito bom, mas é importante que o comprador não saia com a impressão de que você só queria tirar o dinheiro dele. Lembre-se de que quanto mais tempo você passar com o cliente, melhor será a relação entre vocês. Isso vai resultar em uma chance ainda maior de venda e pode até garantir uma fidelização.

Esses são alguns dos principais erros que faz seu cliente não fechar a venda. Com foco, determinação e força de vontade, você consegue aumentar os resultados e se destacar na sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.