4 métodos de vendas que não funcionam!

Um vendedor atendendo uma cliente.

Nos últimos anos, os consumidores e os modos de consumo mudaram consideravelmente. Sendo assim, não é mais possível utilizar certos métodos de vendas que já foram válidos e esperar que eles funcionem. Você sabe quais são eles?

A verdade é que não é tão fácil identificar essas táticas, pois em muitos lugares elas ainda são praticadas. A consequência é que, mesmo quando se fecha vendas nesse contexto, essas negociações não são de qualidade. Isto é, acabam repercutindo na insatisfação do cliente, cancelamento da compra, dentre outros problemas.

Mesmo que nem sempre a decisão sobre os métodos de vendas utilizados seja do vendedor, é interessante que você conheça o que não funciona bem para evitar esses recursos em sua performance profissional. A seguir, vamos te revelar algumas dessas técnicas. Confira!

1. O uso de script está entre os métodos de vendas que não funcionam

Atualmente os consumidores buscam por uma experiência de compra positiva e única. Isto é, eles não querem apenas o produto, mas serem bem atendidos e se sentirem valorizados em todo o processo de negociação. Eles buscam por confiança e exclusividade.

Dessa maneira, caso percebam que estão lidando com um vendedor que segue um roteiro ou reproduz jargões de vendas, ele simplesmente irá se esquivar e buscar outro lugar para negociar. Um dos motivos para isso é que esse modo de venda programado não gera confiança.

2. O modo de venda agressivo deveria estar morto e enterrado!

Vamos pensar em você como consumidor. Você gosta de comprar com um vendedor que é agressivo no modo de vender? Isto é, aquele vendedor insistente, que não sabe quando parar de argumentar, que quer te empurrar o produto de todo jeito?

A sua resposta para essa pergunta provavelmente será não. E, vamos te contar, a da maioria, se não de todos os clientes, também será negativa. Ainda que seja possível fechar vendas “na marra”, este é um dos métodos de vendas mais nocivos que existe!

A empresa que cultiva esse modo de vender perderá clientes e, mesmo para o vendedor individualmente, isso não é interessante. É preciso lembrar que as vendas hoje dizem respeito a relações, e ninguém deseja estabelecer relações agressivas.

3. Desonestidade e pegadinhas poderão se voltar contra o vendedor

Utilizar argumentações ambíguas ou mentir sobre a negociação já estiveram entre os métodos de vendas, digamos, quando valia tudo. Atualmente isso é inadmissível. Mais do que simplesmente perder uma venda, uma situação como essa poderá gerar até situações mais complicadas, como um processo.

4. Deixar o cliente esperando ou pedir para que ele volte depois

Deixar o cliente esperando já foi considerado um dos métodos de venda, pelo fato de gerar expectativa e uma possível valorização da negociação. Esta certamente não é uma realidade no momento. As pessoas valorizam cada vez mais o seu tempo e, portanto, se você também não fizer isso, não irá vender.

Outra coisa que não funciona é pedir para o cliente voltar depois, diante da ausência de uma informação ou produto. Como vendedor você deverá estar sempre em prontidão e com as soluções na ponta da língua.

Esses são alguns métodos de vendas e atitudes que não funcionam mais. Dessa maneira, você deverá evitá-los e substituí-los por estratégias assertivas. Você conhece algum vendedor que utiliza esses recursos? Compartilhe suas experiências e opiniões com outros leitores nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *