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Conheça as habilidades de um vendedor que são imbatíveis!

Por Marcos Roberto Dias

As habilidades de um vendedor para que ele tenha uma performance excepcional não estão apenas relacionadas a atividade de vendas. Elas podem ser pensadas a partir de três grupos: conhecimentos técnicos, competências pessoais e habilidades relacionadas à função.

Cada um desses grupos compreende uma série de habilidades que, quanto mais desenvolvidas pelo vendedor, mais o tornam imbatível em sua profissão. É importante entender que, embora em muitos casos a pessoa já tenha essas características de maneira espontânea, é possível adquiri-las e qualificá-las a partir de conhecimento e esforço.

Diante disso, vamos falar mais sobre elas para que você possa identificar o que já tem e o que precisa ser desenvolvido. Confira!

Habilidades de um vendedor: conhecimentos técnicos

Os conhecimentos técnicos dizem respeito ao conhecimento de ferramentas e recursos importantes para auxiliar nas vendas. As habilidades de um vendedor desse grupo podem ser desenvolvidas a partir do estudo em cursos voltados para vendas ou relacionados. A reflexão e crítica sobre a própria prática também poderão favorecer algumas delas. As principais são:

— Amplo conhecimento sobre os produtos e serviços que comercializa;

— Conhecimento de softwares, aplicativos e afins;

— Saber usar as redes sociais como uma ferramenta de venda;

— Ter competência para interpretar gráficos e relatórios;

— Ter conhecimento e manejo na gestão de conflitos;

— Conhecer e aplicar com excelência, técnicas de relacionamento com os clientes.

Habilidades de um vendedor: competências pessoais

As competências pessoais são aquelas que parecem fazer parte da pessoa, mas que hoje em dia sabemos que podem ser desenvolvidas. São, principalmente, atributos comportamentais e atitudes que farão toda a diferença para o sucesso nas vendas. As principais delas são:

— Saber escutar o cliente;

— Vender ao cliente exatamente o que ele precisa;

— Ser capaz de se automotivar, inclusive em contextos de pressão;

— Encarar os desafios como oportunidades para o crescimento;

— Ser capaz de superar as expectativas dos clientes;

— Ter competência para educar o cliente;

— Ter equilíbrio emocional;

— Saber diferenciar e administrar a vida pessoal e profissional.

Habilidades de um vendedor relacionadas à função

Embora enquanto falamos dos outros grupos tenhamos encontrado algumas habilidades de um vendedor que pareçam relacionadas a função, elas não são tão específicas da área. Contudo, as que pertencem ao presente grupo são intrínsecas à profissão. As principais delas são:

— Ser competente na prospecção de clientes;

— Ter conhecimento sobre as políticas internas da empresa na qual trabalha;

— Ter competência na fidelização de clientes;

— Ser capaz de qualificar leads;

— Conhecer e saber aplicar diferentes técnicas de vendas.

Essas são as principais habilidades de um vendedor que são imbatíveis. Isto é, contribuem para que ele tenha uma alta performance e seja excepcional em sua profissão. Como você pode perceber, muitas delas estão articuladas e são interdependentes.

Por isso, um bom vendedor sempre terá qualidades compreendidas nos diferentes grupos que apresentamos. Ressaltamos, novamente, que você sempre poderá desenvolver as habilidades que não tem ou qualificar as que tem a partir do aprendizado. Você pode saber mais sobre o assunto lendo também o artigo: Como ser um vendedor com alta performance!