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Gatilhos Mentais: Técnicas para aumentar suas vendas

Por Marcos Roberto Dias

Os gatilhos mentais são recursos psicológicos utilizados para chamar a atenção do público-alvo, impulsionando-o para que ele decida comprar o seu produto ou serviço. Falando de modo técnico, as escolhas que fazemos são influenciadas por áreas do nosso cérebro que estão envolvidas em um processo emocional, sendo assim é possível atrair clientes utilizando essa técnica.

O texto de hoje vai mostrar como os gatilhos mentais podem ser utilizados para que você consiga aumentar as suas vendas. Confira!

Gatilhos mentais para influenciar as suas vendas

Sinceridade

Ser sincero é um ótimo caminho para um vendedor que deseja fidelizar o seu cliente. Seja transparente nas suas informações, pois uma mentirinha pode até ser vantajosa a princípio, contudo, com o passar do tempo o seu cliente enganado além de não fazer novas compras, pode ainda depreciar o seu nome no mercado.

Além de tudo, a sinceridade é o que o cliente espera, já que ele quer definições claras e objetivas sobre o seu produto.

Segurança

Esse fator é um dos principais gatilhos mentais, pois, se o vendedor transmite segurança nas suas palavras e no seu produto, automaticamente o comprador ficará mais confiante em adquiri-lo, afinal, estamos buscando uma solução e a segurança transmitida pelo vendedor é fundamental no momento da decisão de compra.

A segurança do vendedor aumenta de acordo com os seus resultados, então se você estiver diante de um produto novo, procure estudar bastante para que você se sinta mais seguro e não tenha dúvidas sobre a mercadoria. Essa atitude te deixará mais confiante nos momentos que antecedem as vendas e te ajudará a fechar um negócio.

Autoridade

Ter autoridade sobre a venda de um produto requer personalidade, já que você usa a sua soberania, colocando em jogo também a sua credibilidade. O ideal então é defender somente os produtos que você realmente conhece, caso contrário, se você resguardar um produto e ele não oferecer a qualidade que foi dita, certamente você perderá um cliente.

A autoridade tem limites, e defender produtos que você não conhece não é ideal, já que as fabricantes são as responsáveis por responder sobre as devidas características da mercadoria.

Afinidade

O primeiro passo para conseguir ter afinidade com um cliente, é definir a persona. Conheça bem o seu público, sendo assim você conseguirá desenvolver negócios e terá mais praticidade para conversar com os seus compradores. O carisma é extremamente importante e o vendedor deve saber bem utilizar essa técnica.

O nosso cérebro automaticamente responde positivamente alguma impressão que lhe cause alegria, isso significa que as pessoas são mais influenciadas por pessoas carismáticas e, no momento das vendas, essa é uma ótima estratégia para conquistar clientes.

Reciprocidade

Gentileza gera gentileza e no momento da negociação não é diferente. A reciprocidade começa por um bom atendimento, pois um vendedor que se mostra disposto a ajudar o seu cliente terá muito mais chance de conquistá-lo. Seja gentil e forneça o máximo de informações possível ao seu comprador.

Mostrar ao cliente que você pode complementar o seu conhecimento sobre o produto desejado, faz com que ele se sinta grato pela ajuda que recebeu.

O texto de hoje procurou mostrar técnicas sobre os gatilhos mentais. Você conhece algumas técnicas relacionadas? Compartilhe conosco suas vivências!