Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

É comum que muitos vendedores ingressem nessa profissão devido às amplas oportunidades, principalmente no varejo, mas sem maiores ambições para a carreira. Contudo, é fato que essa área vem ganhando destaque e as perspectivas para uma carreira de vendedor de varejo podem ser otimistas. Entretanto, como em qualquer profissão, é preciso investir de modo a progredir profissionalmente, e as possibilidades são diversas. Se você gosta dessa área, confira algumas alternativas para alavancar na carreira que começou como vendedor de varejo!

Algumas possibilidades para a carreira do vendedor de varejo

Como mencionamos, embora muitos vendedores comecem essa profissão na hora do aperto, ela pode apresentar amplas perspectivas para o desenvolvimento profissional. Quem realmente gosta de vender e do mercado de varejo poderá encontrar essas oportunidades a partir de diferentes áreas. O fundamental nesse sentido, além de uma ótima performance profissional, é se qualificar. A seguir vamos apontar algumas possibilidades para estudo e capacitação que poderão auxiliar o vendedor de varejo a progredir como profissional.

Área comercial

Se você gosta realmente da atividade de vendas, buscar direcionar a carreira para a própria área comercial é a melhor alternativa. Sua perspectiva é de progressão a partir de promoção a cargos superiores aos de vendedor, como gerência e supervisão. A formação em gestão comercial é voltada especificamente para isso. Você também pode se qualificar a partir de cursos específicos de capacitação e participar de eventos e palestras relacionados a área.

Área de operações e logística

Essa área é como o set das vendas. Trabalha-se com a inteligência em organizar e harmonizar os processos, a fim de alcançar prazos rápidos e maior qualidade na manutenção e recepção de insumos. Também existe uma graduação específica para a área, que é o curso de logística. Portanto, as capacitações são o que auxiliarão na aquisição de conhecimento para progredir com a carreira de vendedor de varejo nessa direção.

Área de marketing e comunicação

Esse setor também é ideal para quem gosta de vendas. No entanto, ele ultrapassa a relação direta e negociação com o cliente. O marketing e a comunicação trabalham com a inteligência de mercado. São as ações dessa área que fazem com que o cliente chegue até o vendedor. A boa notícia é que você pode se graduar nessa área ou até mesmo fazer outras capacitações e qualificações pontuais voltadas para esse assunto. De modo geral, o conhecimento em marketing e comunicação poderá ser útil para qualquer vendedor de varejo que queira ter mais sucesso na carreira.

Área de finanças e contabilidade

Quem gosta de lidar com números e dinheiro poderá direcionar a carreira para essa área. Além de permitir expandir-se como profissional no varejo, ela também é muito interessante para quem tem uma veia empreendedora. É possível ampliar os conhecimentos nessa área em graduações, como a administração, ou cursos técnicos, como o de contabilidade.

Gestão de pessoas

Gosta de lidar com gente? Então você pode se sair bem direcionando a sua carreira de vendedor de varejo para essa área. As possibilidades variam desde setores de sucesso do cliente até recursos humanos. Pode-se cursar psicologia, administração ou cursos específicos voltados para essa área. Essas são algumas oportunidades possíveis para desenvolver uma carreira iniciada como vendedor de varejo e tomar rumos promissores nesse mercado. Você se identificou com alguma delas? Conte para a gente nos comentários!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: