Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Entenda a remuneração por resultados!

O pagamento de um salário fixo é o modo mais tradicional de remuneração de um trabalhador. Entretanto, com as mudanças no mundo do trabalho, outros modos de pagamento, como a remuneração por resultados, têm ganhado cada vez mais espaço.

Sobre o assunto, é preciso entender, em primeiro lugar, que essa modalidade de pagamento não exclui o recebimento de um salário mínimo. Além disso, ela é diferente do recebimento de uma comissão. A seguir vamos esclarecer um pouco mais sobre o assunto. Confira!

O que é a remuneração por resultados?

Quando falamos em remuneração por resultados, na verdade, estamos falando de uma estratégia empresarial que busca, a partir do modo de pagamento, estimular os empregados a obterem melhores resultados. O modo mais conhecido desse tipo de remuneração é a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que é regulamentada por lei.

Nesse tipo de remuneração, são estabelecidas determinadas metas e, conforme elas são alcançadas pelos envolvidos no processo, o pagamento é feito proporcionalmente. O montante pode ser dividido entre a equipe igualmente ou definido conforme a participação individual no processo.

Nesse modelo de remuneração não há incidências de encargos trabalhistas. A seguir vamos listar alguns outros detalhes sobre a remuneração por resultados para que você entenda situações em que podem ocorrer irregularidades.

Quais preceitos devem ser seguidos pela remuneração por resultados

A remuneração por resultados deverá sempre apresentar metas atingíveis, com critérios e indicadores bem definidos. A divisão dos valores deverá ser realizada de maneira justa e transparente. Portanto, você deve ficar atento a situações em que a empresa apresenta metas pouco realistas, pois isso pode querer dizer que o seu salário nunca passará do mínimo.

As metas para recebimento da PLR podem ser individuais ou por equipe

Embora ao pensar em remuneração por resultados você provavelmente associe isso ao seu resultado individual, isso poderá ser avaliado por equipe. Essa é uma opção da empresa. Desse modo, conforme os resultados alcançados, o valor é dividido entre os colaboradores.

Funcionários contratados por prazo determinado ou na experiência têm direito a PLR

A remuneração por resultados, quando é adotada pela empresa, abrange funcionários temporários e em período de experiência. Portanto, se este for o seu caso em uma instituição que opta por este modelo de pagamento, fique atento.

A variante da remuneração por resultados só é paga se a meta for atingida

Conforme explicamos anteriormente, a remuneração por resultados considera o alcance das metas estabelecidas. Se elas não forem alcançadas, a empresa poderá não pagar as variáveis, sendo obrigada apenas a cumprir com o salário mínimo.

Não há prazo legal para o pagamento da PLR

Um dos problemas em trabalhar em uma empresa que adota a remuneração por resultados é que, a não ser que o contrato ou acordo coletivo estipule algo diferente, não há prazo legal para a realização do pagamento. Dessa maneira, os valores variáveis poderão não ser recebidos todos os meses. Em muitas instituições eles são pagãos no início e no meio do ano.

Se a empresa na qual você trabalha tem a remuneração por resultados como modo de pagamento, é mais importante ainda que você analise o seu contrato de trabalho. Você também tem direito a cobrar transparência quanto a esse processo. Dessa maneira, você saberá caso ocorra alguma negligência.

Continue se informando sobre assuntos relacionados aos direitos trabalhistas e outros de interesse do vendedor seguindo o escritório Marcos Roberto Dias nas redes sociais!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: