Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Como um escritório de advocacia trabalhista pode te ajudar?

Diante de um conflito trabalhista, recorrer na justiça é uma saída para o trabalhador e a devida orientação se faz necessária. Contudo, dentre suas opções, há tanto a possibilidade de contratar um advogado quanto um escritório de advocacia trabalhista.

Normalmente não se sabe qual seria a diferença entre um e outro. Inclusive pode-se ter a impressão de que um escritório de advocacia trabalhista é menos acessível para os trabalhadores, o que não é um fato. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto.

O que é a advocacia trabalhista?

A advocacia trabalhista é a atividade exercida por advogados voltados para essa área, que tratam da regularização e reparação pertinentes ao direito do trabalho. Portanto, ela não atende apenas ao trabalhador, mas também aos contratantes. Contudo, em qualquer caso ele só pode atuar quando a parte lesada busca por seu auxílio para resolver a situação.

Não se deve confundir advocacia trabalhista com justiça do trabalho. O trabalhador pode até mesmo iniciar um processo contra uma empresa sem um advogado em muitos casos. A justiça existe independentemente do advogado, mas o seu papel para que o caso tome o curso mais justo é fundamental.

Por que o advogado trabalhista é importante?

Dificilmente uma empresa entraria com um processo em qualquer contexto sem um advogado. Os trabalhadores, por outro lado, podem fazer isso. Entretanto, é importante lembrar que os mecanismos da justiça são cheios de detalhes, normas e formalidades. Sendo assim, não é raro que a parte sem orientação e representação seja prejudicada.

É por isso que o advogado trabalhista é importante. Esse profissional passou por uma formação geral em direito, formalizou-se como advogado a partir da prova da OAB e especializou-se na área trabalhista. Soma-se a isso sua experiência, o que faz com que ele esteja preparado para lidar com as situações jurídicas, compreender sua linguagem, perceber os melhores caminhos conforme cada situação.

Qual o diferencial de um escritório de advocacia trabalhista?

Um escritório de advocacia trabalhista compreende um grupo de advogados e outros profissionais trabalhando em conjunto. Isso permite, em primeiro lugar, que os advogados se dediquem integralmente aos seus casos, sem precisar lidar com questões paralelas.

Dessa maneira, pode-se ter mais agilidade na resolução dos casos perante a justiça. Mas, mais do que isso, a diversidade de profissionais permite a integração entre experiências e pontos de vista variados, ampliando as possibilidades de solução das causas.

No âmbito da justiça trabalhistas muitos conflitos podem alcançar altos graus de complexidade devido à dificuldade de comprovação de certas situações, necessidade de testemunha, dentre outras questões. Por isso, o escritório de advocacia trabalhista oferece maior seguridade quanto ao acompanhamento, orientação e resolução da questão jurídica em pauta.

Como escolher bem a representação jurídica para causas trabalhistas?

Independentemente se você irá contratar um advogado ou um escritório de advocacia trabalhista, escolher bem é fundamental. Em primeiro lugar, deve-se sempre confirmar o registro do profissional ou do escritório no Conselho Federal da OAB.

Além disso, deve-se conferir sua área de especialidade. Mais do que ser especialista na área de direito trabalhista, procure entender a quais áreas o advogado ou escritório de advocacia trabalhista direciona sua atuação. Diferentes setores de mercado podem alterar muito as demandas referentes a um processo, e isso é relevante.

Você  pode agora mesmo conhecer um escritório de advocacia trabalhista confiável e em prontidão para te ajudar: o escritório Marcos Roberto Dias!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: