Como saber se meu INSS está sendo pago?

como saber se meu inss está sendo pago

Sempre que uma pessoa trabalha com carteira assinada, é recolhido do seu salário um valor que corresponde ao INSS, de modo a garantir o seu direito à aposentadoria, auxílio doença e outros benefícios. No entanto, infelizmente, existem empresas que fazem esse desconto, mas não destinam o valor ao INSS do empregado, o que configura em crime previdenciário, conforme o artigo 168 do código penal.

É importante evitar descobrir que uma falta tão grande como esta tenha acontecido com você justamente quando mais precisar. É recorrente que muitos trabalhadores encontrem dificuldades em se aposentar ou conseguir outros benefícios quando chega o momento, justamente devido à negligência da empresa no cumprimento de seus deveres.

Agora, você pode estar se perguntando: “Então, como saber se meu INSS está sendo pago?”. Neste texto te daremos instruções sobre como você pode acessar essa informação e como proceder caso identifique que o seu direito está sendo negligenciado.

Como saber se meu INSS está sendo pago?

Para acompanhar se os valores referentes ao seu INSS estão sendo devidamente depositados, uma das alternativas é ir a uma agência do INSS portando identidade, CPF e o número de PIS. Lá você poderá solicitar o extrato de pagamento, mas antes de ir à agência, você precisa agendar o atendimento no site ou pelo número 135.

Outra opção é realizar o cadastro no site Meu INSS, no qual você poderá conferir seu extrato; fazer uma simulação da contribuição até o momento, que mostra quanto tempo falta para você se aposentar de maneira detalhada, consultar benefícios, dentre outras informações completamente on-line.

O que fazer se meu INSS não estiver sendo pago?

Você perguntou “como saber se meu INSS está sendo pago?” e nós respondemos. Agora, algumas pessoas poderão se perguntar também: “e se ele não estiver sendo pago, o que eu faço?”. É isso que responderemos agora. Como mencionamos, se empresa não pagar o INSS do trabalhador, ela está cometendo um crime previdenciário, conforme previsto no código penal.

No entanto, é sempre bom buscar entender melhor o que está acontecendo antes de recorrer à justiça. Sendo assim, em primeiro lugar, a opção mais sensata é entrar em contato com o departamento responsável da empresa, explicar sobre a situação e continuar a acompanhar o seu extrato. Caso a situação não se regularize, aí sim é hora de procurar um advogado para te orientar!

Uma vez que você já sabe como acompanhar o pagamento do seu INSS e com isso garantir que o seu direito seja cumprido pela empresa, não deixe para resolver essa questão no momento mais complicado caso identifique irregularidades.

Imagine só se quando você estiver prestes a se aposentar depois de tantos anos de trabalho, ou pior, sofrendo com alguma doença, ter que lidar com vários problemas burocráticos para reclamar um direito que lhe é garantido justamente nesse momento? É melhor se prevenir.

Portanto, caso identifique que a situação do seu INSS está irregular, conte com o escritório de advocacia Marcos Roberto Dias para dar o melhor encaminhamento à sua situação. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *