Como fazer um bom currículo de vendedor?

conheça dicas para fazer um bom currículo de vendedor

Um currículo bem elaborado é determinante para que se consiga uma vaga de emprego, principalmente em contextos competitivos. O que muitos não se dão conta é que, embora exista uma estrutura padrão de currículo, esse documento não é estático. Ele deve levar em conta tanto as tendências da época, quanto as especificidades da função, empresa e outras questões para que seja bem-sucedido. Aqui abordaremos, especificamente, como fazer um bom currículo de vendedor.

Pesquise sobre a empresa pela qual deseja ser contratado

Sabemos que existem situações em que se envia inúmeros currículos para os mais diversos lugares. Contudo, sempre existem aquelas empresas que são mais desejadas do que outras. Nesse caso, tenha um currículo “curinga” para as ações em geral, mas elabore um específico para as empresas mais desejadas. Como? Considerando o perfil da empresa. As vagas de vendas são muito amplas e envolvem os mais diversos estilos e climas empresariais.

Se você deseja ingressar, por exemplo, em uma empresa mais descontraída e criativa, faça um currículo de acordo: utilize ícones, ouse mais na redação e na estética. Por outro lado, você jamais poderia enviar o mesmo currículo para uma empresa mais tradicional, entende? Para essas, um currículo “padrão” é mais adequado.

Seja claro, objetivo e cuide bem do português!

Os responsáveis por selecionar um profissional de vendas recebem inúmeros currículos diariamente, chegando a centenas! Portanto, é preciso lidar com a realidade de que eles não irão ler todos os currículos por completo, principalmente aqueles muito extensos e que não apresentam logo de início o que é ideal para o cargo.

Sendo assim, ao elaborar um currículo de vendedor, procure deixar claro as informações fundamentais. Se necessário, selecione apenas as mais importantes e organize-as bem, de modo que o recrutador perceba o seu valor nas primeiras linhas.

Além disso, não deixe de revisar todo o seu currículo. Utilize revisores on-line ou peça alguém “bom no português” para dar uma olhada. Um currículo com erros básicos de gramática e formatação malfeita pode ser bem desanimador.

Conquiste o selecionador nas primeiras linhas do currículo de vendedor

Bom, falamos da importância de demonstrar seu valor nas primeiras linhas do currículo, agora explicaremos como fazer isso. É claro que os primeiros dados que devem vir no currículo são informações fundamentais: nome, endereço, nacionalidade e contatos. Mas, o que vem em seguida? Em primeiro lugar, capriche no objetivo e mencione o cargo pretendido: seja assertivo, breve, e procure sempre adequá-los à vaga para a qual se candidata, pois isso será um motivador para o selecionador.

Ordene o currículo com as suas melhores qualidades

Ao ordenar o seu currículo entre experiências profissionais ou formação, saiba que o que deve vir primeiro é aquilo que te agrega mais valor e tem mais afinidade com a vaga e a empresa almejadas. Se a sua formação for o seu forte, inicie com as informações sobre a sua formação, se for a sua experiência, inicie com a experiência, se tiver premiações importantes, comece pelas premiações.

Basta seguir essa lógica, lembrando que os dados comuns devem estar agrupados. Quanto mais relevantes forem as informações que vem primeiro, maiores serão as chances de que o seu currículo seja completamente lido e você receba aquela esperada ligação para continuidade no processo seletivo.

Essas são algumas dicas fundamentais para que você saiba como fazer um bom currículo de vendedor. Como você deve ter percebido, o ideal é ter mais de um currículo na manga para enviar para as diferentes empresas e cargos, ou ainda, modificá-los antes de entregar a cada empresa. Se você adaptar essas instruções à sua realidade, com dedicação e criatividade, com certeza, irá se aproximar cada vez mais das melhores oportunidades.

Outra informação que merece a sua atenção caso esteja procurando um novo emprego de vendedor é a forma de pagamento oferecida pela empresa. Saiba mais sobre o assunto em nosso texto VENDEDOR: QUAIS OS TIPOS DE SALÁRIO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *