Como elaborar frases para convencer o cliente a comprar?

É fato que a espontaneidade é uma aliada interessante para o sucesso nas vendas. Contudo, existem algumas frases para convencer o cliente a comprar que, se utilizadas no momento certo, podem ser decisivas para fechar uma negociação.

A questão é que não se trata de decorar essas sentenças. O interessante, nesse sentido, é conhecer a estrutura das argumentações que são capazes de persuadir o cliente para a compra. A seguir, vamos te mostrar algumas dessas alternativas e explicar como elas funcionam. Confira!

Coloque a compra na condição de melhor resposta para o problema do cliente

Nesse tipo de frase, você deve dizer ao cliente que essa é a melhor compra que ele poderia fazer. Em seguida, é interessante acrescentar um argumento que demonstre isso, caso já não o tenha feito. Para elaborar melhor essa argumentação, é importante que você entenda o que o cliente deseja resolver com aquele produto.

Crie um senso de urgência

Esse tipo de frase é ideal para situações em que, realmente, um produto é exclusivo, está em uma promoção diferenciada, tem edição limitada ou situações afins. Essa característica poderá ser manifestada em uma frase, de modo a criar no cliente um senso de urgência para comprar.

Ressaltar que o cliente está em vantagem

No universo das negociações, tudo mundo gosta de saber que está em vantagem. Por isso, um dos tipos de frases para convencer o cliente a comprar ressalta que ele estará fazendo uma negociação particularmente vantajosa. Por exemplo, que ele está pagando um valor muito abaixo do que o produto vale. Esse tipo de argumentação dificilmente falha.

Faça um elogio ao cliente e associe isso à compra do produto

Outro tipo de frase que funciona bem é associar alguma qualidade do cliente à decisão de compra. Por exemplo, você pode ressaltar que ele parece uma pessoa com bom gosto e que a escolha do produto reafirmaria essa característica. O interessante é que essa observação seja natural e que você consiga argumentar sobre essa relação.

Frases para convencer o cliente a comprar quando está só olhando

Uma das maneiras mais corriqueiras com que os clientes se desviam dos vendedores é dizer que “está só olhando”. Nesses casos, ele pode até estar interessado no produto ou na marca, mas também está indeciso. Para transformar essa esquiva em uma oportunidade você também poderá utilizar de frases persuasivas. Entenda como criá-las:

— Observe que os melhores clientes começam apenas olhando. Apresente-se e pergunte ao cliente o nome dele. Coloque-se à disposição!

— Ofereça-se para ajudá-lo a encontrar o que precisa.

— Sugira apresentar a loja para o cliente para que ele possa economizar tempo.

— Pergunte sobre o que ele está procurando, sobre o problema que precisa resolver.

— Disponibilize-se para oferecer mais informações sobre os produtos.

— Diga ao cliente para ficar à vontade e que pode procurá-lo quando precisar de ajuda.

Essas são apenas algumas maneiras de elaborar frases para convencer o cliente a comprar. Você conhece outras estratégias? Já utilizou algum desses tipos de frase? Compartilhe sua experiência com outros leitores nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *