Conheça seus Direitos

Adquira inteligência emocional para sucesso nas vendas

Por Marcos Roberto Dias
A visão que se tem de inteligência atualmente não diz mais respeito apenas às habilidades intelectuais e, na verdade, nem sempre elas são consideradas as mais importantes. Particularmente para as situações e profissões que envolvem o relacionamento interpessoal como base, a inteligência emocional para o sucesso nas vendas se destaca como a mais importante a ser desenvolvida. Naturalmente, é esse tipo de inteligência que faz maior diferença na área de vendas, afinal, o vendedor estará sempre lidando com pessoas em diversos níveis e o seu sucesso dependerá do quão bem ele consegue lidar com o cliente. Pensando nisso, elaboramos esse texto para que você entenda como desenvolver inteligência emocional para sucesso nas vendas.

O que é inteligência emocional?

É importante que, antes de falarmos sobre dicas para desenvolver inteligência emocional, você entenda mais sobre o que ela é, pois nem sempre as mesmas indicações funcionarão igualmente para todas as pessoas. Existem várias definições para inteligência emocional. Dessa forma, optamos por apresentar a de Daniel Goleman, que é considerado o pai da inteligência emocional. Ele afirma que ela é a capacidade de conhecer, tanto os nossos sentimentos, como os sentimentos dos outros, o que facilita gerenciar as emoções no intercâmbio com os demais. Embora a definição em si seja simples, na prática, ela apresenta pilares cuja compreensão pode auxiliar no seu desenvolvimento.

Os principais pilares da inteligência emocional para o sucesso nas vendas

Embora pudéssemos listar outros pilares possíveis para o desenvolvimento da inteligência emocional, existem dois que são os principais: o autoconhecimento e a empatia. Podemos dizer que eles são interdependentes, pois você só será capaz de ser empático se adquirir um bom nível de autoconhecimento.

Autoconhecimento

Se autoconhecer significa ser capaz de identificar seus sentimentos, emoções e pensamentos, sem permitir que eles, irrefletidamente, dominem suas ações. Dessa forma, é possível perceber alguns “problemas” que podem te levar, por exemplo, à autosabotagem e agressividade, tornando possível trabalhá-los.

Empatia

Se por um lado o autoconhecimento exige algum investimento na introspecção, a empatia exige, pelo contrário, ser capaz de se “colocar no lugar do outro”. Isto é, ao invés de simplesmente reagir às atitudes alheias, tentar compreender o que é estar do outro lado, de modo a responder assertivamente à situação. Por isso o autoconhecimento é fundamental para desenvolver a empatia, pois, muitas vezes você perceberá no outro reações e sentimentos que também são comuns nas suas próprias vivências.

Dicas de inteligência emocional para sucesso nas vendas

É mais fácil compreender o que é inteligência emocional do que colocar em prática, principalmente em uma situação de tensão e cobrança, como é o trabalho com vendas. Mas existem algumas atitudes cotidianas que podem te ajudar: 1. Cuide-se: se você estiver bem, fica mais fácil lidar mesmo com as pessoas mais complicadas. 2. Escute: aprenda a ouvir e entender o que o outro está dizendo e o que o motiva. Dessa forma, será mais fácil responder de modo assertivo. 3. Não reaja, responda: em trabalhos como o de vendedor, é comum existirem algumas respostas prontas para determinadas situações. Evite isso, a partir da escuta, procure responder ao que realmente está acontecendo. 4. Adote a perspectiva da oportunidade: você pode enxergar as situações como problemas, dificuldades ou oportunidades. Se você conseguir sempre ver uma oportunidade nas situações, mesmo as mais complicadas, terá mais sucesso. 5. Invista em si mesmo: existem diferentes formas de investir em si mesmo, pode ser uma capacitação, um curso, terapia, um hobby, enfim, é sempre bom fazer alguma atividade que te ajude a se desenvolver como pessoa e profissional. Adquirir inteligência emocional para sucesso nas vendas ou em qualquer área na vida exige iniciativa e persistência, portanto, comece logo: aproveite esses conhecimentos e comece a planejar as atitudes que vão te ajudar a alcançar esse objetivo. Como você acha que as suas emoções influenciam nas suas vendas? O que acha que precisa fazer para melhorar isso? Compartilhe suas experiências e percepções nos comentários!