A importância de contratar um bom advogado trabalhista

Entrar com um processo contra uma empresa pode ser uma decisão delicada. Atualmente, esse tipo de ação realizada sem os devidos cuidados poderá se voltar contra o trabalhador. Não apenas por isso, é importante contratar um bom advogado trabalhista diante dessa situação.

Essa importância se reafirma devido à complexidade em lidar com uma ação jurídica. Existem diversos procedimentos e formalidades que precisam ser respeitados. Dessa maneira, além de ser fundamental ter a orientação e representação adequadas nesse momento, elas também deverão ser realizadas por alguém de confiança.

Como saber que você está contratando um bom advogado trabalhista? A seguir vamos te mostrar algumas observações nesse sentido.

1. Certifique-se de que o advogado é especialista na área

Além de ser especialista em advocacia trabalhista, é interessante que você investigue a experiência que o advogado tem em casos como o seu. Por exemplo, se ele costuma atender a empresas ou trabalhadores e se ele lida com profissionais da sua área de atuação.

Isso é importante porque, quanto mais conhecimento e experiência ele tiver em situações semelhantes à sua, melhor saberá prosseguir com o seu caso.

2. Consulte o site e blog do advogado

Geralmente, um bom advogado trabalhista terá um site e um blog no qual fornece informações sobre os seus serviços, sua área de atuação e afins. Isso poderá te ajudar a entender se ele tem os requisitos necessários para o seu caso e como acessá-lo.

3. Confira as informações do advogado na OAB

Por mais que você tenha ouvido falar em um advogado ou acessado dados sobre ele em outros meios, a consulta a OAB é uma maneira de garantir que está contratando um bom advogado trabalhista. Dessa maneira, você terá acesso às informações reais e certificadas por uma instituição de referência.

4. Um bom advogado trabalhista te deixará confortável para falar

A conversa honesta e o esclarecimento de todas as informações sobre um caso é fundamental para que o advogado tenha sucesso em sua representação. Sendo assim, um advogado só será realmente bom para o seu caso se você se sentir confortável para falar tudo sobre o ocorrido. Dessa maneira, observe isso no contato com o profissional antes de assinar o contrato.

5. Entenda como o advogado cobra seus honorários

A cobrança dos honorários de um advogado pode ser realizada de diferentes maneiras. É possível que ele cobre um valor fixo, por hora ou por contingência, isso é, com base no ganho da causa. Esclareça tudo sobre isso antes de assinar o contrato.

De modo geral, esses são alguns pontos importantes para avaliar um bom advogado trabalhista. Se você tiver a oportunidade de verificar quantos casos ele já representou e suas taxas de sucesso, também é interessante. Contudo, essas informações nem sempre estão disponíveis.

Outro ponto que pode ajudar é o depoimento de pessoas que já foram atendidas pelo profissional. Contudo, caímos na mesma dificuldade de acesso a essas informações, inclusive porque são de natureza privada.

Para finalizar, um bom advogado trabalhista será também aquele que te passa confiança. Perceba se você consegue confiar no profissional no contato com ele, pois para além de outras informações, isso te permitirá estabelecer um bom vínculo durante o processo.

Saiba mais sobre o assunto em nossas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *