Jornal de Novidades / I / 2 de maio de 2023

Problemas na visualização? Fale com a gente!

Você já tomou seu cafezinho hoje?

Indispensável para o dia a dia, o café é uma das bebidas mais consumidas pela manhã, após as refeições principais ou durante a tarde.

A história do café começa no século 9º, na Etiópia, origem do café Arábica, quando um pastor notou que suas cabras ficavam mais animadas após comerem os frutos de determinada planta.

Ele experimentou os frutos e notou o efeito estimulante. O consumo se espalhou para o Oriente Médio e, posteriormente, para a Europa, onde cafés se tornaram pontos de encontro social.

No século 18, o cultivo se espalhou para as Américas, e o café se tornou um produto de exportação importante. Hoje em dia, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, com uma cultura e história ricas em tradições e evolução.

No Brasil, a bebida tornou-se extremamente popular, fazendo o país o maior produtor de café do mundo. Nesse dia mundial do café, vamos falar sobre como ele se posiciona na economia brasileira e no Comércio Exterior.

O dia 24 de maio é o Dia Nacional do Café e, para comemorar a data, trouxemos os benefícios dessa bebida nacionalmente adorada.

Principais benefícios do café

1. Melhorar memória e concentração

Por ser rico em cafeína, um composto estimulante do sistema nervoso central, o café ajuda a melhorar a memória e o estado de alerta, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir o sono. No entanto, a tolerância aos efeitos da cafeína é muito comum, ou seja, muitas vezes é necessário consumir doses cada vez maiores para se obter os mesmos benefícios que se tinha consumindo doses iniciais pequenas.

2. Evitar a depressão

Os polifenóis presentes em ótimas quantidades no café combatem os radicais livres e diminuem inflamações nas células do sistema nervoso central, o que contribui para reduzir a ansiedade e melhorar o humor, prevenindo quadros de depressão.

3. Prevenir câncer

O café contém cafeína, ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, antioxidantes que protegem as células contra os danos provocados pelos radicais livres, impedindo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

4. Ajudar a combater dores de cabeça

O café possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a diminuir e prevenir a dor de cabeça, incluindo a enxaqueca. No entanto, algumas pessoas que deixam de consumir o café podem observar melhoras da dor de cabeça. Isso acontece, pois os efeitos da bebida variam de acordo com cada organismo. Por isso, é importante observar se a ingestão de café provoca a dor de cabeça ou ajuda a melhorar o sintoma.

5. Ajudar no emagrecimento

O consumo de café favorece a perda de peso, pois a cafeína ajuda a controlar a fome temporariamente, contribuindo para a redução da ingestão de alimentos. Além disso, o café tem propriedades termogênicas, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento.

6. Melhorar o desempenho durante exercícios

A cafeína, presente no café, tem propriedades ergogênicas, que aumentam a produção de energia do organismo, diminuindo o cansaço e a dor durante os exercícios físicos, e melhorando o desempenho físico e mental.

7. Evitar doenças cardiovasculares

O café é rico em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, potentes antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a combater os radicais livres, promovendo a saúde das artérias e melhorando a circulação sanguínea, prevenindo doenças, como infarto, pressão alta e derrame.

8. Prevenir a diabetes

O café é rico em antioxidantes que protegem as células do pâncreas e, por isso, melhoram a função do hormônio insulina, regulando os níveis de glicose no sangue e prevenindo a diabetes.

9. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ter ótimas quantidades de compostos antioxidantes, como cafeína, ácido clorogênico e ácido cafeico, o café ajuda a proteger a pele contra a ação dos radicais livres, prevenindo a flacidez e o envelhecimento precoce.

10. Prevenir a doença de Parkinson

A cafeína, um composto presente em altas quantidades no café, protege as células do sistema nervoso central e estimula a liberação de dopamina, um neurotransmissor que, em baixas concentrações, aumenta o risco do desenvolvimento da doença de Parkinson. Por isso, alguns estudos têm mostrado que o consumo do café ajuda na prevenção da doença de Parkinson.

E tem quem perceba todos esses benefícios e muitos outros. Os “cafezeiros” de plantão da MRD não somente reconhecem a vantagens da bebida, como deram dicas. Vem ver.

Quantidade recomendada por dia

A ingestão recomendada para adultos é de 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente 4 xícaras de 150 ml de café coado.

Mulheres que estejam grávidas, planejando engravidar ou amamentando devem consumir o máximo de 200 mg de cafeína por dia, o que corresponde a um total de 2 xícaras de 150ml de café coado.

Já crianças a partir de 12 anos devem ingerir somente 100 mg de cafeína por dia, ou seja, o máximo de 130 ml de café coado.

Pessoas com pressão alta devem limitar o consumo de café a 200 mg de cafeína por dia, o que equivale a 2 xícaras de café coado por dia.