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6 dicas para resolver problemas de clientes

Por Marcos Roberto Dias

Problemas de clientes são sempre desagradáveis e podem fazer com que a empresa na qual você trabalha perca vendas. Saber lidar com essa situação com calma e segurança e poder resolver problemas de clientes é a chave do negócio para fideliza-los. Neste post, te damos algumas dicas para resolver essa situação da melhor maneira possível. Confira:

Ouça o cliente

Antes de tomar qualquer atitude, ouça o que o seu cliente tem a dizer. Um bom vendedor deve estar preparado para lidar com diversos tipos de problemas e clientes, desde o mais calmo até o mais nervoso. Escute a reclamação com atenção e busque dar a solução o mais rápido possível. Se não puder resolver na hora, chame o supervisor e anote a reclamação. Não se esqueça de anotar também o nome e o telefone do cliente. Assim que o problema estiver resolvido, entre em contato o mais rápido possível.

Tenha calma

Muitas vezes o cliente não tem razão sobre a reclamação. No entanto, ele também deve ser ouvido com atenção e respeito. Explique a situação com calma. Se você se exaltar, além de perder a razão, vai perder a venda. Uma conversa franca demonstra o bom atendimento da loja e é mais eficaz para fidelizar o público do que simplesmente trocar um produto.

Busque outras soluções

Muitas vezes o problema não envolve apenas a troca do produto ou serviço, e pode ser resolvido de outra maneira. Se um cliente, por exemplo, precisa trocar um produto e está insatisfeito porque precisava daquela peça no mesmo dia, ofereça outro produto similar e garanta que vai encontrar a solução o mais rápido possível. Outra dica é oferecer brindes ou descontos na próxima compra. Desse modo, você demonstra interesse e agrada o cliente.

Esteja confiante

Quando um problema acontece, o cliente precisa de um vendedor que demonstre confiança e autoridade. Não hesite na hora de apresentar uma solução. Estar preparado é a chave do negócio. Se você não tiver a resposta na hora, pergunte a um colega ou supervisor, mas não passe informações erradas ou incompletas. Isso demonstra despreparo e falta de qualidade da empresa.

Tenha atenção às redes sociais

Muitos clientes utilizam as redes sociais para reclamar de um produto ou serviço. Uma maneira de contornar essa situação é respondendo o mais rápido possível. Isso mostra que a empresa está conectada e tem capacidade de resolver a situação em tempo ágil. Se o problema puder ser solucionado on-line é ainda melhor, pois assim o cliente não terá que se deslocar até uma loja. Dê respostas completas e esclarecedoras para que a dúvida seja sanada já no primeiro contato.

Aprenda com a situação

Enfrentar problemas de clientes não é agradável. Por isso, você deve fazer com que a situação se torne uma lição. Reúna a sua equipe, aponte o problema e busque por soluções. Desse modo, todos compreenderão os erros e poderão melhorar.

Essas são algumas dicas para resolver problemas de clientes. Não é agradável ter que lidar com essa situação, mas, com atenção e calma, o problema pode ser resolvido facilmente. Você terá, ainda, a chance de recuperar a confiança do cliente e fidelizá-lo. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.