6 atitudes de um vendedor de sucesso

vendedor-de-sucesso-concluindo-venda

Você já parou para observar que nem sempre quem é bom no que faz, necessariamente, tem sucesso? Pois é, o sucesso envolve certas atitudes que vão além de saber fazer algo bem, que dizem respeito a como se lida com os próprios resultados e com a própria atuação. Essas atitudes, mais cedo ou mais tarde, levam a reconhecimentos e resultados que só de exercer corretamente certa atividade, não levariam. É sobre algumas dessas atitudes para se tornar um vendedor de sucesso que nós falaremos a seguir!

1. Tenha metas e objetivos

Para que se tenha sucesso como vendedor, em primeiro lugar, você precisa ter uma forma de mensurar isso. Afinal, o sucesso também envolve a sua percepção do que ele é. Sendo assim, defina onde você quer chegar, o que é sucesso para você, quais as etapas para que alcance o almejado objetivo e sempre busque chegar lá. Lembre-se de ser realista e paciente: um grande objetivo deverá ser composto que pequenos passos e metas progressivas.

2. Seja empático

Empatia não é só uma palavra da moda, é uma característica fundamental para que um vendedor seja bem-sucedido. Se você for capaz de se colocar no lugar do seu cliente, saberá lidar com ele de forma muito mais assertiva. É claro que saber escutar e falar no momento certo é parte do processo de atuar com empatia.

3. Ouse ser criativo

Não é possível alcançar destaque em alguma coisa sem uma certa dose de risco e muita criatividade. Pessoas que apenas seguem padrões previsíveis estacionam em resultados medianos. Se você quer realmente ser um vendedor de sucesso, invista em sua criatividade e utilize-a em seu cotidiano para oferecer soluções diferentes das rotineiras. Além disso, tenha sempre cartas na manga diante de imprevistos e dificuldade de se adaptar às mudanças.

4. Conhece-te a ti mesmo, ao seu cliente e o seu mercado

Conhecimento é uma ferramenta fundamental para o sucesso em vendas. Ele deve envolver todos os processos: seu produto, o mercado no qual atua em nível nacional e internacional, a concorrência, o perfil dos seus clientes e, é claro, você mesmo! Quanto mais autoconsciente for sobre suas forças e fraquezas, assim como entender como funciona o seu nicho, mais terá material para alcançar os seus objetivos.

5. Cultive a honestidade

No mundo comercial, uma atitude honesta poderá ser aquilo que faz com que seu cliente volte, que as chefias lhe confiram confiança e que você possa dormir tranquilo. Portanto, assuma a responsabilidade por todos os seus atos e não tente crescer a partir de estratégias ambíguas. Inclusive, situações como essas poderão se virar contra você e arruinar o que construiu até então.

6. Mantenha o entusiasmo

Se você está desejando ser um vendedor de sucesso, é bem provável que goste do que faz, caso contrário, buscaria mudar de área, certo? Então, esse já é um passo bem importante. Contudo, não basta que você seja apaixonado pelo que faz: você precisa contagiar os outros com essa empolgação, pois é essa energia que poderá fazer com que novas oportunidades e o merecido reconhecimento batam à sua porta.

Essas são algumas das principais atitudes que te levarão a ser um vendedor de sucesso. Se quiser ir além, analise o seu mercado, o seu contexto real e entenda o que ele pede. Invista em você, se dedique ao seu trabalho e o reconhecimento será apenas uma consequência. O que você achou dessas dicas? Tem alguma outra sugestão? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *