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4 cuidados no contorno de objeções em vendas

Por Marcos Roberto Dias
Objeções por parte dos clientes fazem parte do cotidiano do vendedor. Por isso, é preciso saber lidar com elas para que o resultado no final do dia seja satisfatório, isto é, sem desistir diante da primeira ressalva. Contudo, para garantir qualidade e retornos de fato, é preciso ter alguns cuidados no contorno de objeções em vendas. Por pressão, inexperiência ou outros motivos, muitos vendedores acabam transformando o contorno de objeções em vendas num verdadeiro confronto com o consumidor. Isso não será positivo nem para a empresa nem para o vendedor, e em muitos casos acaba com a possibilidade de resultados no momento e no futuro. Pensando nisso, vamos oferecer algumas dicas a seguir para lidar com essa situação.

1. O contorno de objeções em vendas depende de uma boa escuta

Saber escutar é uma das principais habilidades do vendedor em qualquer contexto, mas para o contorno de objeções em vendas de maneira efetiva é indispensável. Quando o vendedor não escuta e analisa a objeção do cliente antes de reagir, geralmente terá duas atitudes: ou desistirá de vender ou acabará falando demais uma porção de coisas irrelevantes. A escuta garante que as respostas ao cliente, geralmente feitas em forma de perguntas, sejam pontuais e assertivas. Isso certamente irá viabilizar que a venda ocorra e, também, garantirá que o consumidor se sinta bem atendido.

2. Nunca tente empurrar o produto para o cliente!

Um dos grandes erros cometidos por vendedores ao tentar contornar as objeções de clientes é insistir, de modo a vencer o cliente pelo cansaço. Nessas situações, ainda que a venda seja finalizada, é provável que o cliente não ficará satisfeito com a compra e tenderá a não comprar mais na loja. O contorno da objeção de vendas não se trata disso. Não é vender a qualquer custo, mas entender o que está impedindo o cliente de comprar e descobrir caminhos para acabar com esse impedimento. A venda com base na “agressividade” pode acabar repercutindo negativamente na carreira de um vendedor.

3. Lembre-se de que o cliente não é seu inimigo

Alguns vendedores, diante de uma objeção, vão logo contradizendo o consumidor, como se ele não soubesse o que quer ou o que está falando. Isso sempre acabará mal. Ninguém gosta de ser confrontado dessa maneira, ainda mais em uma experiência de compra. Ainda que a objeção do cliente pareça equivocada, o segredo é perguntar e analisar e nunca confrontá-lo.

4. Perceba quando o contorno de objeções em vendas não é possível

Um excesso de motivação ou orientações erradas podem fazer com que alguns vendedores não lidem com uma realidade: às vezes a venda, simplesmente, não vai acontecer. Existem clientes desinteressados, ou que não podem consumir naquele momento, ou que realmente decidiram não comprar. É preciso perceber quando a situação está nesses termos e não perder tempo tentando contornar uma venda que não acontecerá. De um modo geral, o contorno de objeções em vendas deve sempre estar articulado com um bom atendimento. O respeito e atenção ao cliente não são negociáveis. Portando, deve-se ter sempre em mente que embora seja possível reverter objeções, isso nunca deverá ferir a relação com o cliente, concorda? Deixe um comentário com a sua opinião!