Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Nos velhos tempos as estratégias de vendas ficavam a cargo das empresas e chefias, que estabeleciam verdadeiros roteiros para os vendedores. Nesse contexto, técnicas de vendas, que eram basicamente fórmulas prontas, foram muito valorizadas e praticadas. Contudo, isso já não funciona nos dias atuais. Os consumidores são mais exigentes, informados e a concorrência crescente. Portanto, os vendedores têm o desafio de surpreender a partir de suas habilidades e criatividade e, aprender estratégias de vendas diferenciadas é algo valioso. Mas, antes de falar de estratégia, vamos esclarecer a diferença entre ela e a técnica.

Estratégias de vendas X técnicas: entenda a diferença!

Uma técnica é algo delimitado, consistindo em uma ação específica visando um determinado resultado. No caso das vendas, temos como exemplo de técnicas a linguagem corporal, o modo de abordar o cliente, dentre outras ações. Já as estratégias de vendas propõem uma visão mais abrangente e orgânica do processo de vendas. Ela escolhe e articula técnicas a partir de um conhecimento prévio sobre o produto, o mercado e os clientes. Vale ressaltar que o autoconhecimento do vendedor também cumpre uma parcela importante no sucesso das estratégias de vendas. Com isso em mente, vamos à algumas dicas!

Estratégias de vendas diferenciadas para vendedores!

1. Conheça o seu cliente

Algo básico para boas estratégias de vendas é conhecer o cliente. Isso inclui dois momentos fundamentais. O primeiro é o estudo do público, o que demanda que o vendedor dialogue com outros setores para se informar. O segundo é conversar com o cliente, procurando conhecê-lo, antes de tentar vender. Dessa maneira, será possível oferecer soluções em vez de um produto, uma vez que o vendedor saberá as necessidades e dores do cliente. Assim, você irá vender aquilo que o cliente realmente procura: uma resolução para o seu problema ou falta.

2. Alinhe-se com os profissionais de marketing

O que todo vendedor deveria saber é que a venda começa antes que o consumidor chegue até ele. As ações de marketing é que começam o processo. Se a empresa na qual você trabalha não proporciona esse diálogo, corra atrás disso! Se você entender as estratégias de marketing poderá alinhar-se para desenvolver suas estratégias de venda, tornando-se capaz até mesmo de antecipar as necessidades do cliente.

3. Seja uma pessoa antes de ser um vendedor

Não estamos sugerindo que você abandone o profissionalismo. Essa estratégia consiste em permitir que o cliente te veja como uma pessoa e não apenas como alguém que quer vender alguma coisa para ele. Isso gera maior abertura e confiança, favorecendo o fechamento da venda e a fidelização do consumidor. Algumas técnicas que podem ser utilizadas para essa estratégia são:
  • Contar histórias relacionadas à solução que o cliente busca;
  • Compartilhar algo pessoal e pertinente ao contexto;
  • Iniciar uma conversa a partir da observação de uma oportunidade;
  • Mostrar-se útil antes de tentar vender, tornando a experiência do cliente mais confortável.
Na aplicação dessas e outras estratégias de vendas, lembre-se sempre que estratégia tem mais a ver com a execução de um plano do que com uma simples ação. O diferencial dessa perspectiva certamente se revelará em seus resultados. Gostou das dicas? Então siga o escritório Marcos Roberto Dias nas redes sociais e continue se informando!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: