Estratégias de vendas X técnicas: entenda a diferença!
Uma técnica é algo delimitado, consistindo em uma ação específica visando um determinado resultado. No caso das vendas, temos como exemplo de técnicas a linguagem corporal, o modo de abordar o cliente, dentre outras ações. Já as estratégias de vendas propõem uma visão mais abrangente e orgânica do processo de vendas. Ela escolhe e articula técnicas a partir de um conhecimento prévio sobre o produto, o mercado e os clientes. Vale ressaltar que o autoconhecimento do vendedor também cumpre uma parcela importante no sucesso das estratégias de vendas. Com isso em mente, vamos à algumas dicas!Estratégias de vendas diferenciadas para vendedores!
1. Conheça o seu cliente
Algo básico para boas estratégias de vendas é conhecer o cliente. Isso inclui dois momentos fundamentais. O primeiro é o estudo do público, o que demanda que o vendedor dialogue com outros setores para se informar. O segundo é conversar com o cliente, procurando conhecê-lo, antes de tentar vender. Dessa maneira, será possível oferecer soluções em vez de um produto, uma vez que o vendedor saberá as necessidades e dores do cliente. Assim, você irá vender aquilo que o cliente realmente procura: uma resolução para o seu problema ou falta.2. Alinhe-se com os profissionais de marketing
O que todo vendedor deveria saber é que a venda começa antes que o consumidor chegue até ele. As ações de marketing é que começam o processo. Se a empresa na qual você trabalha não proporciona esse diálogo, corra atrás disso! Se você entender as estratégias de marketing poderá alinhar-se para desenvolver suas estratégias de venda, tornando-se capaz até mesmo de antecipar as necessidades do cliente.3. Seja uma pessoa antes de ser um vendedor
Não estamos sugerindo que você abandone o profissionalismo. Essa estratégia consiste em permitir que o cliente te veja como uma pessoa e não apenas como alguém que quer vender alguma coisa para ele. Isso gera maior abertura e confiança, favorecendo o fechamento da venda e a fidelização do consumidor. Algumas técnicas que podem ser utilizadas para essa estratégia são:- Contar histórias relacionadas à solução que o cliente busca;
- Compartilhar algo pessoal e pertinente ao contexto;
- Iniciar uma conversa a partir da observação de uma oportunidade;
- Mostrar-se útil antes de tentar vender, tornando a experiência do cliente mais confortável.