Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Horário de trabalho: Por que as pausas para descanso são importantes?

Um dia inteiro de trabalho pode ser muito esgotante para algumas pessoas. Isso porque a rotina muitas vezes é puxada, exigindo grande desempenho para bater metas diárias ou entregar resultados satisfatórios. O que você não sabia, no entanto, é que fazer pausas para descansar durante o horário de trabalho pode fazer um bem enorme para a produtividade. Quer saber como? Confira o texto!

Evita o cansaço extremo

Mesmo os profissionais que se consideram “workaholics” ou viciados em trabalhar, precisam de pausas durante o horário de trabalho. Isso porque trabalhar em grandes e ininterruptos períodos é a maneira mais fácil de desencadear um esgotamento, também conhecido como estafa.

A fadiga mental ou corporal causa o desgaste do organismo, o que pode causar sintomas mais graves como fortes dores de cabeça, ansiedade e hipertensão. Isso faz com que, mesmo desempenhando um volume de trabalho muito grande, a produção seja mínima. Por isso, é recomendado fazer pausas para descanso no horário de trabalho.

Alivia o estresse

A tensão do ambiente de trabalho pode causar estresse em muitas pessoas. Isso é prejudicial à toda equipe, já que uma ação ou decisão feita sem pensar pode causar problemas. No caso dos vendedores, por exemplo, o estresse pode influenciar na boa relação com o cliente, causando nele uma má impressão e impedindo a conclusão da compra.

Melhora o foco

O processo de fadiga física ou psicológica durante o horário de trabalho causa uma dificuldade na capacidade cerebral. Isso faz com que fique mais difícil se concentrar, tomar decisões, agir de forma rápida, etc. Após uma pausa, o corpo consegue recuperar essa capacidade e devolver o foco ao trabalhador.

Descansa as vistas

Principalmente para quem trabalha na frente de um computador, ficar longos períodos olhando para a tela pode causar problemas de visão. Além disso, dores de cabeça, cansaço e irritabilidade também podem interferir no bom desempenho do trabalhador. Fechar um pouco os olhos, se distrair, ouvir uma música ou simplesmente dar uma volta rápida por aí pode resolver esse problema.

Preserva a boa postura corporal

Muitas pessoas que trabalham sentadas reclamam de dores no corpo, além de outros problemas causados pelo longo período na mesma posição. De acordo com especialistas, quem trabalha muito tempo sentado sem fazer pausas, causa a sobrecarga do fluxo gastrointestinal e do fluxo sanguíneo, lesão por esforço repetitivo e câimbra, dentre outros problemas.

Os empregados que exercem suas funções em pé na maioria do tempo também sofrem com a postura. Os vendedores são exemplos disso. Geralmente, as pernas doem e a coluna também apresenta desconfortos. Para esses dois tipos de trabalho, no entanto, há uma solução que diminui esses efeitos maléficos. Fazer pausas durante o horário de trabalho para sentar ou caminhar um pouco, além de preservar a boa postura corporal, movimenta o corpo.

Ajudam na sociabilidade

Você conhece mesmo as pessoas que trabalham com você? Uma rotina maçante de trabalho, além de impedir essa interação, faz com que você tenha cada vez menos tempo e interesse em socializar com a sua equipe. Almoce ou faça um lanche com os seus colegas de trabalho, isso vai permitir que você aumente o seu círculo de convivência e também descontraia.

Ao contrário do que se possa pensar, a pausa para descanso durante o horário de trabalho não representa um prejuízo nem para o empregado e nem para o empregador. Isso porque, muito pelo contrário, esse descanso serve para aumentar a produtividade e trazer resultados ainda melhores para a empresa. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo.

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: